Você não está conectado 
Faça o login no JurisWay:





Não tem conta?
Cadastre-se no JurisWay

Esqueceu a senha?
Crie uma nova

Provas da OAB - 2ª Fase



Achou esta página útil? Então...

XX Exame de Ordem (2016.2) (Reaplicação Porto Velho/RO) - Situação-Problema - Questão 3 da prova da OAB 2ª fase de Direito Constitucional com a resposta formulada pela própria banca e o valor de cada item.

Direito Constitucional

XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO (2016.2) (Reaplicação Porto Velho/RO)
FGV - Prova aplicada em 09/10/2016


Situação-Problema

Questão 3



 

Emenda à Constituição insere novo direito na Constituição da República. Trata-se de uma norma de eficácia limitada, que necessita da devida integração por via de lei. Produzido o diploma legal regulador (Lei Y), ainda assim, alguns dos destinatários não se encontram em condições de usufruir do direito a que fazem jus, por ausência de regulamentação da norma legal pelo órgão competente (o Ministério da Previdência Social), conforme exigido pela citada Lei Y. 

Passados dois anos após a edição da Lei Y, Mário, indignado com a demora e impossibilitado de usufruir  do direito constitucionalmente garantido, é aconselhado a impetrar um Mandado de Injunção. Não sabendo exatamente  os efeitos que tal medida poderia acarretar, Mário consulta um(a) advogado(a). A orientação recebida foi a de que, no seu caso específico, a adoção, pelo órgão judicante, de uma solução concretista individual iria satisfazer plenamente suas necessidades.

 

Diante dessa situação, responda fundamentadamente aos itens a seguir.

 

A)  Assiste razão ao(à) advogado(a) de Mário quanto à utilidade do acolhimento do Mandado de Injunção c om fundamento na posição concretista individual? (Valor: 0,70)  

B)   A que órgão do Poder Judiciário competiria decidir a matéria? (Valor: 0,55)  

 

Obs.: O examinando deve fundamentar suas respostas. A mera citação do dispositivo legal não confere pontuação.



Resposta FGV

Para ver a resposta da FGV, role a tela mais um pouco...




Padrão de Resposta / Espelho de Correção


 

A)       A teoria concretista individual é uma das posições reconhecidas pelo STF como passível de ser adotada nas situações em que é dado provimento ao Mandado de Injunção. Segundo esse entendimento, diante da lacuna, o Poder Judiciário deve criar a regulamentação para o caso específico, ou seja, a decisão viabiliza o exercício do direito, ainda não regulamentado pelo órgão competente, somente pelo impetrado, vez que a decisão teria efeitos inter partes. Como se vê, o órgão judicante, ao dar provimento ao Mandado de Injunção, estabeleceria a regulamentação da lei para que Mário (e somente ele) pudesse usufruir do direito constitucional garantido.

B)        Segundo o Art. 125, inciso I, alínea h, da CRFB/88, compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar o Mandado de Injunção quando a elaboração da norma regulamentadora for atribuição de órgão federal, da administração direta ou indireta. No caso, o Ministério da Previdência é um órgão da administração pública federal, sendo, portanto, o Superior Tribunal de Justiça o órgão judicial competente para processar e julgar a ação de Mário.

 

Distribuição dos Pontos

ITEM 

PONTUAÇÃO

A. A teoria concretista individual é reconhecida pelo STF como passível de ser adotada nas situações em que é dado provimento ao Mandado de Injunção. Segundo este

 

entendimento, diante da lacuna, o Poder Judiciário deve criar a regulamentação para o caso específico. (0,20) A decisão viabiliza o exercício do direito somente pelo impetrado, vez que a decisão teria efeitos inter partes. (0,20) Como se vê, o órgão judicante, ao dar provimento ao Mandado de Injunção, estabeleceria a regulamentação da lei para que

Mário (e somente ele) pudesse usufruir do direito constitucional garantido. (0,30)

0,00 / 0,20 / 0,30 / 0,40 / 0,50 / 0,70

B. Segundo o Art. 105, inciso I, alínea h, da CRFB/88 (0,10), compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar o Mandado de Injunção, quando a elaboração da norma

 

regulamentadora for atribuição de órgão federal, da administração direta ou indireta. (0,20) No caso, o Ministério da Previdência é um órgão da administração pública federal, sendo o Superior Tribunal de Justiça o órgão judicial competente para processar e julgar a ação de Mário. (0,25)

0,00 / 0,20 / 0,25 /

0,30 / 0,35 / 0,45 / 0,55

 



- Voltar para lista de questões de Direito Constitucional


Questão Anterior
SP -   Joaquim Silva, português equiparado em direitos civis e políti... (1,25)


Próxima Questão
SP -   A Associação Civil “Tudo Pela Saúde”, preocupada c... (1,25)


- Voltar para lista de matérias OAB 2ª Fase




Achou esta página útil? Então...



Comentários