XXXVIII Exame de Ordem (2023.2) Gabarito definitivo - Situação-Problema - Questão 3 da prova da OAB 2ª fase de Direito Civil com a resposta formulada pela própria banca e o valor de cada item.
Helena, solteira, não convivente em união estável, sem filhos, maior de idade e com pais já falecidos, elaborou testamento particular, respeitando os limites da legítima, o qual foi lido na presença de três testemunhas, visando trazer disposições post mortem sobre a destinação de bens integrantes de seu patrimônio. 
 
Nele, Helena determinou que o imóvel no qual reside terá sua propriedade transferida a Jorge, seu irmão, a título de fideicomisso, até a data em que Felipe, filho de Jorge, com oito anos de idade, venha a atingir a maioridade. 
 
Ainda, seus dois automóveis serão deixados a título de legado em favor da Associação Patinhas do Amor, a qual assumirá o encargo de os utilizar exclusivamente em prol do transporte, recolhimento e cuidado com animais abandonados. 
 
Sobre a hipótese apresentada, responda aos itens a seguir. 
 
A) Seria válida a substituição fideicomissária estabelecida por Helena? Justifique. (Valor: 0,60) 
 
B) A Associação Patinhas do Amor poderá requerer o cumprimento do testamento de Helena em juízo? Justifique. (Valor: 0,65) 
 
Obs.: o(a) examinando(a) deve fundamentar suas respostas. A mera citação do dispositivo legal não confere pontuação. 
 
"Qualquer semelhança nominal e/ou situacional presente nos enunciados das questões é mera coincidência."
 
 
A) Não, a substituição fideicomissária seria inválida, pois o fideicomissário já era nascido quando a disposição testamentária foi realizada, nos termos do Art. 1.952, caput, do CC. 
 
B) Sim, porque é legatária de Helena, tendo legitimidade ativa concorrente para fazer o requerimento, conforme o Art. 737, caput, do CPC. 
| ITEM  | PONTUAÇÃO  | 
| A. Não, a substituição fideicomissária seria inválida, pois o fideicomissário já era nascido quando a disposição testamentária foi realizada (0,50), nos termos do Art. 1.952, caput, do CC. (0,10).  | 0,00/0,50/0,60  | 
| B. Sim. A associação tem legitimidade ativa concorrente para fazer o requerimento (0,40), uma vez que é legatária de Helena (0,15), conforme o Art. 737, caput, do CPC (0,10).  | 0,00/0,40/0,50/  0,55/0,65  | 
 
- Voltar para lista de questões de Direito Civil
Próxima Questão
SP - Gabriel, sendo proprietário de um apartamento, resolveu celebrar com A... (1,25)
- Voltar para lista de matérias OAB 2ª Fase