JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Estudos & Pesquisas
Autoria:

Kátia Calado
Jurista,Autora e Docente.Pós Graduada em Direito do Trabalho -PUC e Graduada em Direito -UFPA;com MBA's na FGV em Segurança, Medicina do Trabalho e Nr's MTE.Colaboradora GPTEC-Pesquisa Trabalho Escravo;NEEP Políticas Públicas/Direitos Humanos;e OIT.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

EQUIPARAÇÃO EM CADEIA
Direito do Trabalho

HORÁRIO "in itinere" - CONCEITO CLÁSSICO E ÚLTIMAS DELIBERAÇÕES DO TST
Direito do Trabalho

Monografias Direito do Trabalho

PODER PÚBLICO E AGRONEGÓCIO: PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA ÁREA RURAL- CATÁSTROFES AMBIENTAIS - FUNÇÃO SOCIAL DA TERRA.

O Poder Público ao anunciar o "sucesso"do Agronegócio NÃO incluiu as cifras oficiais a extração predatória da extração vegetal da MADEIRA para exportação - provocando o desmatamento florestal em larga escala, destruindo fauna e flora do local.

Texto enviado ao JurisWay em 14/01/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

- O PAÍS PRECISA PRIORIZAR A FUNÇÃO SOCIAL DA TERRA OU FUNÇÃO ECONÔMICA DA TERRA? VALE A PENA QUE A SOCIEDADE CIVIL REFLITA A RESPEITO DO TEMA.

 

 Nos últimos anos, de  acordo com dados fornecidos pela Pastoral da Terra, o  Brasil assistiu a Reforma Agrária alcançar os seus piores indicadores em décadas. O Agronegócio consolidou-se como o modelo preferencial do Poder Público nas áreas rurais, priorizado por políticas públicas e grandes financiamentos oficiais retirados do erário público sob a assertiva de desenvolvimento da nação.

 

O Agronegócio  constitui conjunto de atividades que envolve os 3 (três) setores da atividade econômica:

 

I - Setor Primário: agropecuária e extração vegetal;

II -Setor Secundário: indústria;

III-Setor Terciário: (distribuição e comercialização).

 

Durante algum tempo o projeto logrou êxito em função da boa safra e exportação da produção brasileira para o exterior em grande escala. E assim, o Governo Federal tem perpetuado o alarde em face do aparente sucesso absoluto do Agronegócio. De fato, em 2004, empregava a terça parte da população economicamente ativa (PEA) e contribuiu com 43% das exportações totais do país, com crescimento de 27% sobre as exportações de 2003, com  34% do PÌB.

 

No entanto, apesar de todo o  estardalhaço promovido na mídia nacional e internacional, o Poder Público nunca mencionou que NÃO incluia nessas cifras oficiais a extração predatória da extração vegetal da madeira para exportação -  fato esse que provocou o desmatamento florestal em larga escala, determinadas áreas chegam a alcançar dimensões similares ao continente europeu.

 

O desmatamento provocou a morte de animais e destruiu toda a vegetação do local, além de forçar a migração dos habitantes para outras áreas - famílias inteiras foram obrigadas a abandonar a cultura de subsistência e partir sem rumo, vagando pelas áreas rurais a procura de trabalho.

 

Despiciendo mencionar a devastação de áreas florestais com o objetivo de exportação  de madeira para o exterior foi fundamental para a exibição das cifras mencionadas pelo Governo Federal, sendo certo, que os dados são oficiais. E é importante que esteja claro o fato de que as madeireiras não causaram o desmatamento à revelia do país, ao contrário, são todas legalizadas e as exportações tiveram o aval do Governo Federal.

 

Portanto, apesar do Poder Público tentar apontar que o  Agronegócio como o único responsável pelo crescimento da economia, as estatísticas provam a falácia da estratégia. E, em definitivo, o Agronegócio está sendo utilizado para justificar a política populista adotada na atualidade.

 

O projeto do Governo Federal ao financiar o Agronegócio não é ruim, ao contrário, beneficou no passado muitos agricultores e trouxe alguma melhora ao campo, embora não tenha solucionado os problemas do trabalhador rural e muito menos ter salvado a economia do país.

 

Como deixei claro, foi a exportação da madeira que teve papel significativo no aquecimento da economia, o que resta a sociedade civil é pesar vantagens e desvangens da solução encontrada pelo Governo Federal.

 

Será que  o aquecimento da economia brasileira as custas do desmatamento predatório da madeira, destruição total de eco sistemas naturais, e abandono dos habitantes das áreas destruídas a sua própria sorte, sujeitando-os a precarização do trabalho humano pelos grandes latinfundiários, que até mesmo mantém seus trabalhadores em condições análogas a escravidão vale a pena? Não acredito em crescimento aconômico a esse preço.

 

Na atualidade,   são muitos os agricultores que se vêem pressionados pelo Governo Federal a  submeter-se às investidas do Agronegócio, em especial, nas regiões de monocultivo da cana-de-açúcar, soja e eucalipto. Ocorre que, na atualmente, o  Agronegócio esbarra em um sistema de transporte baseado em estradas de rodagem em péssimo estado de conservação e portos mal aparelhados.

 

O país não acompanhou a modernização do sitema produtivo, e não temos estradas e transportes modernos para suportar a demanda da produção destinada a exportação, de forma que não conseguimos acompanhar os países concorrentes, pois sequer temos como transportar o que produzimos.

 

Nossas  estradas de rodagem não atendem a padrões mínimos de segurança, o estado de conservaçãodas mesmas  é inaceitável. Nossoss  portos estão abaixo dos padrões internacionais de seguraça e qualidade e encontram-se mal aparelhados. Na verdade, são  imprestáveis para atender a atual demanda do mercado internacional.

 

E o pior: não temos como armazenar  e preservar o que foi cultivado, de forma que o agricultor é forçado a assitir todo o fruto do trabalho, literalmente, apodrecer diante da precariedade dos locais de armazenamento. Infelizmente, safras inteiras apodrecem e são disperdiçadas nos estoques ou a caminho dos portos.

 

Em muitas áreas áreas, o Agronegócio aproveita a carência de recursos para oferecer a continuação da exploração e da dependência, através da oferta de trabalho eventual e de investimentos privados nas áreas da Reforma Agrária para ampliar o monocultivo. O que é péssimo para o meio ambiente,a exploração desenfreada  potencializa catástrofes ambientais sem precedentes, afetando de imediato os habitantes das áreas locais, e a longo prazo,  trará prejuízo econômico significativo ao país.

 

O Poder Público  utiliza o argumento de que o "sucesso" do  Agronegócio revitalizou a economia como desculpa para a realização de  grandes projetos nas áreas rurais. A obsessão em realizar obras faraônicas na área rural causa espanto a muitos segmentos da sociedade. Até mesmo em função da celeridade em que as decsões são tomadas, e projetos de lei são aprovados rapidamente pelas duas casas do Congresso Nacional. Vide exemplo de Belo Monte, mesmo contrariando a maior parte da sociedade civil, o Governo Federal ignorou os protestos e nada foi capaz de evitar a  construção megalómana da Hidrelétrica.

 

Essa estranha política pública, que insiste em investir em melhorias na área rural com projetos de custos vultuosos  à nação, envolvendo o Poder Público em  licitações com grandes grupos nacionais e internacionais da construção civil está chegando ao limite do absurdo. Quase tudo é realizado à revelia da sociedade. No mais,  destroi recursos naturais,  expulsa os habitantes de áreas onde vivem há gerações.

 

E justamente em função da  revolta dos trabalhadores rurais e habitantes do campo, o país vivencia na atualidade a  retomada dos gravíssimos conflitos agrários. Nos últimos 10 (dez) a violência, conflito e morte no campo só tem piorado. Há registros de que em  em 2012  houve  avanço significativo dos conflitos, com maior quantidade de óbitos que outrora. E ainda assim, o  Poder Público não cede em nada, tampouco presta qualquer esclarecimento à nação.

 

O Governo Federal recusa-se a ouvir os apelos de ambientalistas, engenheiros florestais e demais profissionais ligados ao meo ambiente. E é dessa forma, sem qualquer salvaguarda social e/ou ambiental, que o Poder Público tem invadido as áreas rurais, em detrimento e desrespeito às populações locais. 

 

De acordo com os dados parciais da Comissão Pastoral da Terra, o Nordeste, em 2012, seguiu sendo a região com maior número de conflitos por terra no país. No ano que se encerrou, o NE concentrou 43% dos registros de conflitos por terra, seguido da região Norte, com 27%.

 

A região nordestina também concentrou quase 50% dos casos de violência contra a ocupação e posse. Os estados do Maranhão e Rondônia foram os que assumiram a triste marca de serem os mais violentos no campo em todo o país, seguidos da Bahia e do Mato Grosso do sul.

 

E  2013  aponta um cenário de  lutas e desafios, pois enfrentaremos o obscuro novo Código da Mineração. O projeto existe, é sabido que haverá problemas em funcão do mesmo, pois a exemplo do desastre do novo Código Florestal, o projeto de um novo ordenamento jurídico envolvendo questões ambientais está em pleno desenvolvimento  sem o debate ou participação da população. É irrefutável que grandes ameaças pairam sobre as populações nativas, para os sem terra, para o meio ambiente e, finalmente, para o desenvolvimento sustentável e a economia do país.

 

A perspectiva que se apresenta para 2013 é de que os habitantes das áreas rurais coloquem em marcha as lutas unificadas e assumam para si a responsabilidade da reforma agrária e da defesa dos territórios das comunidades tradicionais ameaçadas pelo capital.

 

O Estado, ao apoiar os ruralistas do país e incentivar a exportação em detrimento da tutela e proteção ao  meio ambiente e habitantes das áreas rurais, está demonstrando total inaptidão para gerir o país. Caminhamos rumo a um dos maiores retrocessos da história, pois culturalmente a regra no campo é a exploração da mão de obra barata ou em condições análogas à escravidão.

 

Os grandes latifundiários nunca aceitaram cumprir as normas  oriundas da legislação trabalhista, bem como ignoram os direitos fundamentais do homem e do cidadão, direitos sociais e trabalhistas dispostos no corpo da Carta Magna e nunca foram adeptos a Tratados Internacionais de Direitos Humanos ou ao fato do país ser signatário da OIT. Ao que parece, o trabalhador rural brasileiro está fadado ao flagelo, à violência e à submissão  e a toda sorte de abusos tradicionalmente cometidos pelos proprietários rurais.

 

A violência no campo não chegou sequer a ser combatida pelo governo brasileiro, e o resultado dessa omissão foi o homicídio de todos os líderes que lutavam pela melhoria das condições de vida e trabalho no campo.  

 

Com a ausência dos assentamentos da população local e interrupção de políticas públicas em favor do trabalhador rural,  famílias inteiras continuam a vagar pelo campo a procura de trabalho nos grandes latifúndios em busca da sobrevivência, fornecendo aos detentores do capital terreno fértil para abusos, ilícitos  e violência contra homens, mulheres e crianças.

 

Infelizmente, a política utilizada pelo Governo Federal  fracassou! O Poder Público abriu caminho para a total e irrestrita impunidade dos detentores do capital nas áreas rurais, e como consequência direta estamos a  caminho da precarização do trabalho humano e flagelo do trabalhador rural.

 

 O Governo Federal não pode permanecer inerte a essa barbárie. Inúmeros trabalhadores rurais e sindicalistas foram assassinados na última década. O famigerado trabalho escravo aumenta a cada dia, apesar dos esforços constantes da Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho, Organizações Nacionais e Internacionais de Defesa aos Direitos Humanos.

 

Enfim, o  povo brasileiro em nada se beneficiará com esses pseudo empreendimentos  grandiosos, tendo em vista que a exploração brutal e predatória do meio ambiente colide com o Princípio da  Função Social da Terra. A importância do setor primário de produção  eda da mão de obra do  trabalhador rural é fundamental  ao desenvolvimento do país.

 

 O êxodo crescente dos trabalhadores rurais para as grandes metrópoles há de trazer mais problemas, aumentando a miséria, fome e violência urbana,  comprometendo a segurança da sociedade e manutenção da harmonia das relações sociais.

 

Dra. Kátia Calado - Jurista Especializada em Direito Individual e Coletivo do Trabalho

Poder Judiciário - TRT - 1 a. Região.

Coordenadora do DIREITO DO TRABALHO EM FOCO (vídeo aulas).

Contato: katiaccalado@gmail.com ou direito do trabalho em foco@live.com

 

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Kátia Calado).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados