JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Marta Moreira Luna
Advogada e professora Universitária, Mestre em Direito pela UNIMES,especialista em Direito Empresarial e Estudos dos Problemas Brasileiros pela Universidade Mackenzie

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Constitucional

O principio da dignidade da pessoa humana como lócus hermenêutico da nova interpretação constitucional

Texto enviado ao JurisWay em 22/01/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

RESUMO

 

Esse estudo tem como base a análise do princípio da dignidade da pessoa humana, e sua função norteadora na interpretação constitucional. Sendo o mesmo, um dos pilares do Estado democrático de direito, como se constitui a República Federativa o Brasil; seu estabelecimento no texto magno o faz ser o lócus hermenêutico de toda a interpretação constitucional, posto que nesse modelo de Estado, necessário de faz interpretar o texto maior, e as demais normas infraconstitucionais sempre o observando e o aplicando de maneira a respeitar e efetivar o sentido a ele dado pela Constituição Federal, ou seja, fundamento do estado brasileiro, o que também, dará efetividade ao Estado Democrático de Direito.

 

Sumario: 1. Introdução. 2. Distinção entre hermenêutica e interpretação. 3. Regras de interpretação constitucional. 4. Principio da dignidade da pessoa humana. 5. Conclusão. 6. Bibliografia.

Palavras chave: Princípios. Dignidade da pessoa humana. Hermenêutica. Interpretação constitucional.

 

1. INTRODUÇÃO

Sendo a Constituição Federal a base e espinha dorsal do ordenamento jurídico e do estado brasileiro, nos quais todas as regras e normas jurídicas vigentes, no próprio texto magno e abaixo dele, devem se pautar e guardar referência.

Tem-se que, a interpretação constitucional e de toda a ordem infraconstitucional deve observar os princípios, dogmas e regras constitucionais, para que haja efetividade na aplicação das normas jurídicas vigentes, ainda mais, para a prevalência da própria constituição, atendendo-se assim ao princípio da supremacia da constituição.

Do mesmo modo que estando o princípio da dignidade da pessoa humana inserido no texto constitucional como um dos fundamentos da Republica Federativa do Brasil que é constituída em um Estado democrático de direito, urge perquirir se esse princípio ganha prevalência entre os demais, ainda mais por se saber que não há hierarquia entre os princípios e regras constitucionais.

Buscar-se-á na atividade aqui proposta, com base nas assertivas antes estabelecidas, se o princípio da dignidade da pessoa humana concentra ou é o ponto preponderante de análise e interpretação constitucional atual?

Para tanto, valendo-se do método bibliográfico, este estudo será desenvolvido de maneira a apresentar a distinção entre interpretação e hermenêutica; sobre a interpretação constitucional, surgidas com o novo enfoque constitucional decorrente do estado democrático de direito, e por fim, como o principio da dignidade da pessoa humana deve ser observado na aplicação de tais regras interpretativas.

2. DISTINÇÃO ENTRE HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO

 

Em uma linha, tem-se que hermenêutica é a ciência que estabelece as regras de interpretação e esta é a aplicação de tais regras através da subsunção do fato a norma (MAXIMILIANO,1988:1).

 

Emilio Betti apud Celso Bastos (1999:18) enquadra a hermenêutica jurídica num contexto de hermenêutica geral, definindo-a: é  uma ciência do espírito que engloba o estudo da atividade humana de interpretar.

 

O saudoso professor paulistano prossegue na distinção desses institutos, ressaltando o posicionamento acadêmico de vários doutrinadores pátrios e estrangeiros, aos quais destaca e ao mesmo tempo discorda do Prof. Miguel Reale, que desprezando a discussão acadêmica-doutrinária sobre a distinção aqui apresentada, em razão da sua concepção tridimensional do direito (BASTOS,199: 20-21). Acabando por concluir que:

 

De fato, a interpretação é essencialmente concreta, reportando-se a uma situação de fato, real ou hipotética. Entretanto, data máxima vênia do eminente jurista,  hermenêutica pode ser diferençada da interpretação.

 

 

Resulta que em sede dogmática, a hermenêutica tem seu papel bem definido no sentido de que se trata de uma especificação científica no sentido abstrato de estabelecer regras de interpretação, enquanto que a interpretação restringe-se ao campo prático, ou seja, concreto de aplicação dessas regras.

 

Vale dizer, a interpretação, in casu, a constitucional, só será possível, se e quando delimitado seu campo de aplicação, entendo-se aqui, essa delimitação, não como restrição, mas sim, como estabelecimento de regras necessárias e pertinentes a uma efetiva extração do conteúdo das normas, com observância, de seus postulados, princípios e dogmas, no sentido de dar-lhe efetiva aplicação e mesmo atualização, como se verá a seguir, quando do estudo das regras de interpretação constitucional (NADER,2005:261).

 

3. INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL

 

 

O ordenamento jurídico em um Estado democrático de direito sem dúvida alguma urge ou postula pela criação de uma nova interpretação constitucional, mesmo porque, o texto magno deve ser interpretado de maneira a dar efetividade aos ditames constitucionais estabelecidos nessa modalidade de Estado.

 

De fato, o ordenamento jurídico brasileiro constituído sob um Estado democrático de direito, no qual o povo tem real participação via representação. Logicamente, a nova ordem jurídica constitucional assim estabelecida deve ser eficaz.

 

Em conseqüência do que, tem como objetivos fundamentais (art.3º): a construção de uma sociedade livre, justa e solidária(I); garantir o desenvolvimento nacional (II); erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais (III) e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação (IV).

 

Tais objetivos fundamentais, em que o Estado Democrático de Direito se assenta, o faz em busca da justiça social; caminho esse que conta com o elemento vitalizador que é o princípio fundamental da dignidade da pessoa humana (III, art. 1º) e o da igualdade (art.5º da CF).

 

Conseqüência do que as regras constitucionais além do seu caráter fundante, detêm também o caráter aberto, o que lhes proporcionam estar em efetiva atualização, o que se dá via interpretação constitucional.

 

A interpretação constitucional atual, em seus vários métodos, quais sejam, interpretação conforme a constituição, com ou sem redução de texto, devem observar a unidade da constituição, e assim, devem do mesmo modo, empregar a análise do princípio da dignidade da pessoa humana, em toda e qualquer interpretação. A fim de se dar efetividade nas normas constitucionais em si e nas infraconstitucionais, para que o Estado Democrático de Direito seja respeitado.

 

4. PRINCIPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

 

O princípio da dignidade da pessoa humana está inserto na Constituição Federal dentre os fundamentos do Estado Democrático de Direito, no qual se constitui a República Federativa do Brasil – art. 1º, III.

 

Como princípio fundamental que é, há que se espraiar em todos os direitos do homem e do cidadão, estabelecidos como direitos e garantias fundamentais – e direitos e deveres individuais e coletivos – art. 5º e incisos.

 

 Como tal deve permear e assegurar os direitos estabelecidos no texto magno, devendo assegurar esses direitos, tais como: vida, saúde, integridade física, honra, liberdade física e psicológica, nome, imagem, intimidade, propriedade, e a razoável duração do processo e meios garantidores da celeridade processual, etc...

 

Desmembrando-se tais direitos de per si, em vários outros, em decorrência da efetivação do princípio da dignidade da pessoa humana, como se vê, em inúmeros preceitos constitucionais.

 

Como pessoa humana, tem-se a criatura, o homem ou mulher, enfim, o ser humano, e como tal, em seu caráter de ser espiritual como valor em si mesmo, segundo o valor dado aos homens, pelo cristianismo, que os igualou, e, assim, reservando-lhe a dignidade de tratamento e consideração, tão só por essa característica.

 

A consagração dos direitos do homem, como pessoa humana, e assim, devendo sua dignidade ser respeitada, remonta há muito, a uma luta de séculos, como se viu no desenrolar da história, a qual culminou na Declaração Universal dos Direitos do Homem, que teve aprovação na Assembléia Geral das Nações Unidas datada de 10 de dezembro de 1948.

 

E que foi buscar suas origens, seu fundamento, na Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão, de 26 de agosto de 1789 –  decorrente da Revolução Francesa - bem como, em passado mais recente, após as conseqüências da grande guerra mundial, ante as atrocidades da mesma, após os episódios bárbaros dos regimes fascista e nazista.

 

Sendo tal princípio, desde então, inserido em inúmeros textos constitucionais, passando o ser humano, a figurar como o ponto principal do Direito e do Estado, posto que no Estado Absoluto, o mesmo se dava em razão da propriedade; consolidando-se assim, o primado do homem.

 

A Constituição Federal, ao estabelecer o princípio da dignidade da pessoa humana, como princípio fundamental, e em razão do qual, estabelecendo também, direitos e mecanismos para estabelecimento e garantias destes direitos, ao homem, cidadão.

 

Está a dizer, que o homem – ser humano - há que ser respeitado como e tão só por ser tal, não podendo sofrer tratamento, ou ser deixado de lado, ou não ser considerado como pessoa, ou ser privado dos meios necessários a tal condição, como à sua sobrevivência física – moral – psicológica – afetiva – econômica – jurídica, enfim, humana.

 

Kant em uma de suas teorias estabelece a moral como princípio supremo, apresentada na Metafísica dos Costumes, como imperativo categórico – ação necessária em si mesma - onde não ficam subordinados a nenhum fim ou condição, mas tão só da ação que deriva, representada assim, na seguinte máxima:

“Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne uma lei universal”, ou, “Age como se a máxima de tua acção se devesse tornar pela tua vontade em lei universal da natureza”.( SANTOS,1999:26)

 

Pensamento esse que acaba por concluir a própria condição humana, na qual o homem é um fim em si mesmo, e não meio para arbítrio de outra vontade, daí ter valor absoluto, resultando assim, em sua dignidade, veja-se:

Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio”.

 

E, esse “fim em si mesmo”, que retrata a dignidade da pessoa, Kant (1993:18) o extraí do reino dos fins, quando diz:

 

“No reino dos fins, tudo tem um preço ou uma dignidade. Quando uma coisa tem um preço, pode pôr-se em vez dela qualquer outra como equivalente; mas quando uma coisa está acima de todo o preço, e, portanto, não permite equivalente, então tem ela dignidade”

 

Resta, portanto, que o ser humano, ou melhor, a dignidade humana é o ponto norteador do Estado e do Direito, e assim, tal fundamento de validade da ordem jurídica e mais ainda da Constitucional deve tê-lo como princípio norteador e aplicável em toda interpretação. Ainda mais, quando esse Estado de Direito é agregado na forma democrática.

 

5. CONCLUSÂO

 

A dignidade da pessoa humana sempre foi postulada pelo homem na relação Estado-Indivíduo, tal pretensão como mostra o constitucionalismo, serviu de base para o surgimento da formação de Estados com uma constituição escrita a fim de se assegurar os direitos do homem, o que   culminou com o estabelecimento dos direitos fundamentais.

 

Nesse contexto surge o princípio da dignidade da pessoa humana o qual, galga o grau de princípio fundamental, no caso da República Federativa do Brasil, visto estar em mesma esfera de igualdade com os demais fundamentos do Estado como, a soberania, cidadania, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político.

 

As regras de interpretação constitucional fundadas na Supremacia e Unidade da Constituição devem ser efetuadas com base a dar efetividade aos ditames constitucionais, visando consagrar o Estado Democrático de Direito.

 

Desse modo, toda interpretação quer seja das normas da própria constituição ou das normas infraconstitucionais devem observar e respeitar o princípio da dignidade da pessoa humana. Conseqüência que dá a tal princípio característica de relevância, caracterizando-o assim, como lócus hermenêutico da nova interpretação constitucional, no sentido de que não se trata de ser o mesmo, um princípio absoluto e ou superior aos demais princípios, ainda mais no que se refere aos constitucionais, haja vista não  o entendimento pacífico de haver hierarquia de princípios.

 

Mas sim, pelo fato do mesmo estar no campo hermenêutico, ou seja, da cientificidade do direito o qual estabelece as regras e formas de interpretação.

 

 

 6. BIBLIOGRAFIA

 

 

BASTOS, Celso Ribeiro. Hermeneutica e interpretação constitucional. 2 ed. rev. e ampl. São Paulo: Celso Bastos Editor, 1999.

 

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

 

CRETELLA JÚNIOR, José. Comentários à Constituição de 1988. Rio de Janeiro:       Forense Universitária,1991.

 

ESPINDOLA, Ruy Samuel. Conceito de princípios constitucionais: elementos teóricos para uma formulação dogmática constitucionalmente adequada. 2ed. rev. e atual e ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002.

 

KANT, Emmanuel. Doutrina do Direito. Trad. Edson Bini. São Paulo: Ícone, 1993.

 

MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e aplicação do direito. Rio de Janeiro: Forense, 1988.

 

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 23.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

 

NADER, Paulo. Introdução ao estudo do direito. Rio de Janeiro: Forense, 2005.

 

SANTOS, Fernando Ferreira dos. Princípio Constitucional da dignidade da pessoa humana. São Paulo: Celso Bastos Editor: Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, 1999.

 

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Saraiva, 1992.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Marta Moreira Luna).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Comentários e Opiniões

1) Jair Moreira, Sousa-pb (06/01/2010 às 22:36:36) IP: 189.77.190.253
De uma objetividade incrível...parabéns a autora!!!
2) Fernanda (13/05/2010 às 23:50:16) IP: 189.27.92.43
Muito bom o artigo.
3) Fernanda (13/05/2010 às 23:51:21) IP: 189.27.92.43
Muito bom o artigo.
4) Fernanda (13/05/2010 às 23:54:01) IP: 189.27.92.43
Esse é um assunto muito atual... parabéns a autora!
5) Evelyn (14/05/2010 às 14:57:24) IP: 187.53.173.164
Parabens a autora pois foi um artigo bem apresentado com assuntos bem discutido na sociedade como as do fundamento e principio da dignidade da pessoa humana, apresentou com clareza a diferença entre interpretação e hermeneutica. Parabens!
6) Silvia (15/05/2010 às 15:57:03) IP: 200.175.239.53
Parabéns Professora Marta! Através do artigo poderemos aprimorar nossos conhecimentos na disciplina de IED.Um abraço. Silvia Regina
7) Cynthia (16/05/2010 às 16:46:26) IP: 189.103.75.243
O artigo é rico, pertinente e traz a dignidade humana como ponto fundamental entre o Estado e o Direito.
8) Carla (16/05/2010 às 19:31:52) IP: 189.27.86.107
Esclarecedor. Trata o tema com clareza, beleza e sem rodeios. Parabéns!
9) Daniel (16/05/2010 às 22:54:34) IP: 189.103.78.232
Artigo muito bem feito, coerente e objetivo.
Aguardamos o próximo.
Meus parabéns
10) Joselene (16/05/2010 às 23:52:26) IP: 201.25.86.33
O presente artigo facilitou no entendimento da conceitualização do princípio da dignidade humana tal como a sua interpretação dentro da Costituição Federal.
11) Vitorio (17/05/2010 às 11:13:19) IP: 189.59.97.242
Otimo artigo. De bom entendimento !
12) Alex (17/05/2010 às 11:40:14) IP: 187.54.116.50
Meus Parabens pelo Artigo
13) Eurico (17/05/2010 às 12:07:48) IP: 201.40.7.187
parabens Professora Marta, bjss
14) Margarida (17/05/2010 às 15:13:42) IP: 187.4.83.242
Artigo muito bom, com clareza e uma ótima definição, isso facilitou o meu entendimento sobre o princípio da dignidade da pessoa humana.

Parabéns
15) Juliana (17/05/2010 às 15:51:31) IP: 187.25.152.85
Parabens professora Marta! Aprimorou meus conhecimentos.
Juliana Campos
16) Eduardo (17/05/2010 às 16:00:06) IP: 187.25.152.85
Muito bom trabalho. Parabens! Eduardo Pereira
17) Eliézer (17/05/2010 às 17:53:46) IP: 189.103.70.58
Gostei muito do artigo.
18) Maxilani (17/05/2010 às 17:58:10) IP: 189.27.84.116
Ótimo artigo, muito esclarecedor e objetivo. E é através dele que podemos afirmar a excelência de ensino, e como estamos bem orientados.
19) João (17/05/2010 às 18:23:14) IP: 200.175.232.5
O artigo mostrou de maneira simples e clara um tema que a primeira vista parece complexo. Muito coerente , bem elaborado.
Parabéns professora Marta Moreira Luna,
João Henrique Souza Guerino
20) Willian (17/05/2010 às 18:30:59) IP: 201.2.25.74
O artigo esta claro e de facil interpretação. Parabéns!
21) Fabrício (17/05/2010 às 22:32:57) IP: 187.25.174.135
O artigo trata de um assunto de extrema importância para o operador do Direito que tem o dever e a responsabilidade de primar pelo princípio da dignidade da pessoa humana quando for realizar a interpretação de qualquer espécie normativa. Caso proceda de forma diferente ignorando o princípio citado, ele não compreenderá o sentido correto do dispositivo legal e, como corolário, não será um bom profissional. Parabenizo a autora pela abordagem do assunto com sabedoria!
22) Érika (18/05/2010 às 01:03:47) IP: 189.27.86.66
Através do artigo obtivemos o entendimento do princípio da dignidade humana em relação ao Estado e o Direito.
23) Ordalia (24/05/2010 às 19:15:41) IP: 189.103.64.59
O texto profa. Marta é bastante elucidativo e de maneira clara leva-nos a compreender, inicialmente, os conceito de Hermeneutica e interpretação e, em seguida, nos conduz ao reconhecimento do processo histórico de constituição do princípio da dignidade da pessoa humana e de como este permeia o texto constitucional brasileiro.
24) Cleyton (28/05/2010 às 17:40:21) IP: 189.59.98.85
É fantastico como o texto inicia-se complexo e ao final, conseguimos entender com clareza, a objetividade do texto.
Parabens!
25) Wilson (08/03/2011 às 18:02:02) IP: 201.88.112.145
Obrigado, estimada Mestra, por mais esse norteador ensinamento. Rogo a Deus que continue lhe iluminando, para que assim a senhora continue semeando nas mentes ávidas por conhecimentos, os valorosos e esclarecedores princípios da Ciência Jurídica. Um Fraternal abraço. W. S. Teixeira


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados