JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Dicas para Provas e Concursos
Autoria:

Duarte Jr
Professor de Ética Profissional, Civil e Consumidor na Universidade CEUMA. Advogado com experiência na área Cível, com ênfase em Direito à Saúde Suplementar e Responsabilidade Civil Médica. AE no Mestrado em Políticas Públicas pela UFMA.

envie um e-mail para este autor
Dicas de Concursos Desenvolvimento Pessoal Dicas de estudo

Como alcançar a tão sonhada aprovação no Exame de Ordem, por Duarte Jr.

Queridos alunos, adianto que não existe uma fórmula secreta para passar no Exame de Ordem. O que posso afirmar, é que podemos escolher o melhor caminho para alcançar a aprovação e por a Vermelhaça no Bolso.

Texto enviado ao JurisWay em 07/05/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Queridos alunos, adianto que não existe uma fórmula secreta para passar no Exame de Ordem. O que posso afirmar, é que podemos escolher o melhor caminho para alcançar a aprovação e por a Vermelhaça no Bolso.

A priori, se faz necessário quebrar o paradigma de que existe um culpado pelos altos índices de reprovação. Infelizmente, existem professores sem compromisso, faculdades ruins, questões complexas e mal elaboradas... mas o aluno comprometido com os estudos vence todo e qualquer obstáculo.

Recordo-me de um episódio que ouvi quando entregara as provas regimentais aos meus alunos. Na grande maioria das vezes em que a nota era superior a média o aluno se vangloriava e falava “Oba! Tirei 10!”, mas quando a nota era inferior a média o discurso era outro “Ô professor, o senhor vai me dar essa nota!?”.

Quando algo vai errado, a maioria dos alunos costuma atribuir o insucesso a faculdade, ao professor, a condição financeira, a escassez de tempo... mas raramente ele percebe que o verdadeiro culpado do resultado obtido fora ele mesmo.

Lembro de uma frase repetida diversas vezes pelo meu pai "Quem faz a faculdade é o Aluno". Sem dúvida alguma, uma faculdade bem estruturada com profissionais qualificados auxilia, facilita e incentiva muito mais o ardo caminho a ser percorrido pelo aluno. Contudo, de que adiantará toda essa estrutura se o principal interessado não está comprometido?! Seria como pegar um “barbeiro” para pilotar uma Ferrari e esperar que este seja vitorioso em um GP.

Desta forma, decidi formular algumas dicas para auxiliá-los na busca pela aprovação no Exame de Ordem, não custa nada tentar:

- O primeiro passo para se alcançar o sucesso, ou melhor, para se alcançar a aprovação no Exame de Ordem, é saber reconhecer suas deficiências, para que em seguida busque saná-las. Quando descobrimos o nosso “ponto fraco” fica muito mais fácil nos prevenir à um ataque;

- É de suma importância que o examinando mantenha-se atualizado sobre todas as alterações recentes em leis e jurisprudências. O Direito é um fenômeno social e encontra-se em constante mudança;

- Estude a Legislação seca, a grande maioria das questões tem como base a letra da lei;

- O conteúdo a ser cobrado é muito extenso, elabore resumos para facilitar a revisão;

- Dê uma atenção especial para Ética Profissional (matéria pequena responsável por 15% do exame, ou seja, 12 questões).

Ética Profissional é a disciplina responsável pelo maior número de questões no exame de ordem, e o melhor, com o menor conteúdo, ou seja, excelente custo benefício para o examinando.

Por esse motivo, que em parceria com a equipe de Extensão do Uniceuma formulamos o curso 100% ÉTICA NA OAB! Perfeito para todos (Alunos Uniceuma e de outras IES) que irão prestar o Exame de Ordem, pois o nosso objetivo é fazer com que nossos alunos acertem 100% das questões de Ética Profissional no Exame de Ordem.

Aos interessados, as inscrições para o projeto 100% ÉTICA NA OAB já estão abertas, e podem ser realizadas através do site www.ceuma.br/extensao ou diretamente no setor de Pós graduação do UniCeuma Campus Renascença. Corram, pois as vagas são limitadas!

- Você precisa acertar apenas 50% da prova, ou seja, 40 questões. Próximo ao exame estude as matérias com o menor conteúdo e maior número de questões (custo benefício). Ex: Ética Profissional, Direito Constitucional (Estude a Constituição Federal, pois é a base para qualquer área jurídica), Administrativo, Trabalho e Processo do Trabalho e Empresarial. Essas 6 matérias são responsáveis por pelo menos 44 questões;

- Matérias densas como Direito Civil, e com poucas questões como Consumidor, ECA, Ambiental... são matérias que o examinando deve criar uma base forte durante a graduação;

- Faça simulados com provas anteriores. Existem vários sites gratuitos na internet especializados em simulados para o Exame de Ordem;

- Na 2ª etapa escolha a área que você mais se identifica, que você tem mais experiência. Não decida com base em lendas urbanas! Não existe área mais fácil ou mais complicada de passar, existe a área na qual você possui maior experiência (estágio) e domínio (Civil, Penal, Tributário, Administrativo, Trabalho, Constitucional ou Empresarial);

- O estudo para 2ª etapa é diferenciado, as provas atualmente são mais práticas (envolvem o dia a dia do Advogado) do que teóricas. Desta forma, faz-se necessário treinar a redação, elaborar peças práticas (petição inicial, contestação, habeas corpus, mandado de segurança, recursos...);

- Por fim, o detalhe mais importante. MANTENHA O CONTROLE EMOCIONAL. Acredito que 60% da aprovação está condicionada ao controle emocional do examinando. É preciso acreditar na aprovação, é preciso acreditar que você é capaz! A aprovação ou reprovação no Exame de Ordem não irá definir sua competência, é apenas um dos requisitos para o exercício da advocacia. Tenha tranquilidade, afinal você só precisa acertar metade da prova (40 Questões).

Lembrem-se só dois tipos de pessoas não passam no Exame de Ordem: aquelas que desistiram ou as que por algum motivo não tentaram.

Uns passam antes; outros, depois. O Exame de Ordem não é fim, no máximo, meio para se alcançar um objetivo maior que é a advocacia.

Trocar gabarito antes de passar para grade é separação certa, porque quando escolhemos uma alternativa é como fosse amor à primeira vista: abraçamos nela até a eternidade.

Confie no seu potencial! Você consegue! Se reprovar, ao menos tenha a consciência de que você deu o seu melhor! E nunca desista dos seus objetivos!

Nunca desista dos seus objetivos, pois a persistência é a maior característica de um Vencedor!

Pensamento positivo, ânimo firme, fé inabalável e confiança na vitória!

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Duarte Jr).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Comentários e Opiniões

1) Francisca (18/05/2012 às 16:14:24) IP: 189.114.91.32
ADOREI O CONTEÚDO CONTINUE ASSIM INCENTIVANDO AQUELES QUE POR ALGUM MOTIVO PENSAM EM DESISTIR!
ABRAÇOS
2) Graciely (26/05/2012 às 00:10:49) IP: 189.5.116.7
Adoro as dicas e comentarios..
abraços!!!
3) Daniela (17/06/2012 às 19:34:59) IP: 177.114.6.199
Parabéns, pelos comentários e dicas que foram muito uteis..
Abraços!!
4) Thayson (26/06/2012 às 02:26:25) IP: 177.47.40.140
Com certeza, dicas fundamentais e de extrema relevância, me sinto feliz por ter acesso a essa e tantas outras dicas de extrema importância, muito obrigado !
5) Giseli (16/08/2012 às 13:01:58) IP: 187.16.63.52
Muito obrigada, excelente dica, com certeza nos incentiva.
6) Kellen (16/08/2012 às 22:24:45) IP: 177.183.1.198
É quando achamos que estamos perdidos e não alcançaremos o objetivo, sempre aparece uma força, palavras fundamentais para eu alcançar o impossivel!!!
7) Edvar (23/08/2012 às 13:38:23) IP: 201.48.156.219
Estou na Batalha, não passei no VII exame, Penal estava "osso", mas no VIII eu passo, excelentes dicas.
8) Fábio (23/05/2013 às 10:16:38) IP: 177.121.131.122
MUITO BOM! EXCELENTES DICAS! COM CERTEZA VÃO ME AJUDAR MUITO! SABEREI APROVEITÁ-LAS!
9) Ana (20/08/2013 às 10:12:14) IP: 179.112.126.37
Parabens! Dicas de auta relevancia para a estima de quem acha que nao tem potencial para realizar o exame da OAB, ou qualquer concurso, essas dicas estimula o espirito e a vontade de estudar mais.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Imagens

Designed by Freepik



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados