33º Exame de Ordem Unificado (OAB XXXIII) - Caderno Tipo I - Branco - Gabarito Definitivo (Prova aplicada em 17/10/2021) - 2021 (Segundo)
Questão Fácil
(acima de 60% de acertos)
Até agora, 65% acertaram esta questão.
12.202 pessoas responderam.
(acima de 60% de acertos)
Até agora, 65% acertaram esta questão.
12.202 pessoas responderam.
Direito Processual Civil
51ª Questão:
Joana, em decorrência de diversos problemas conjugais, decidiu se divorciar de Marcelo. Contudo, em razão da resistência do cônjuge em consentir com sua decisão, foi preciso propor ação de divórcio.
Após distribuída a ação, o juiz determinou a emenda da petição inicial, tendo em vista a ausência de cópia da certidão do casamento celebrado entre as partes, dentre os documentos anexados à inicial.
Considerando o caso narrado e as disposições legais a respeito da ausência de documentos indispensáveis à propositura da ação, assinale a afirmativa correta.
a) Ausente documento indispensável à propositura da ação, a petição inicial deve ser indeferida de imediato.

638 marcações (5%)

638 marcações (5%)
b) A certidão de casamento é documento indispensável à propositura de qualquer ação. Constatando-se sua ausência, deve o autor ser intimado para emendar ou completar a inicial no prazo de 5 (cinco) dias.

3.182 marcações (26%)

3.182 marcações (26%)
c) Ausente documento indispensável à propositura da ação, o autor deve ser intimado para emendar ou completar a inicial no prazo de 15 (quinze) dias. 

7.953 marcações (65%)


7.953 marcações (65%)
d) A ausência de documento indispensável à propositura da ação configura hipótese de improcedência liminar.

429 marcações (4%)

429 marcações (4%)

Danilo Borges - terça-feira, 8 de março de 2022
Fundamentação legal:
Art. 320
Art. 321, caput e parágrafo único
Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Outubro/2021.