Prova Concurso Público - MPE/GO - Promotor de Justiça - Junho/2016 - MPE

Questão Fácil
(acima de 60% de acertos)

Até agora, 63% acertaram esta questão.

1.222 pessoas responderam.

Direito Civil e Direito Processual Civil


73ª Questão:

A respeito da filiação e do reconhecimento de filhos, é incorreto afirmar:





a) No confronto entre a paternidade biológica, atestada em exame de DNA, e a paternidade sócio afetiva, decorrente da chamada “adoção à brasileira”, há de prevalecer a solução que melhor tutele a dignidade da pessoa humana.


125 marcações (10%)
b) O reconhecimento de filho é ato personalíssimo e, em se tratando de reconhecimento de filho nascido fora do matrimônio, é imprescindível para a validade do ato, o consentimento do cônjuge do reconhecente.


775 marcações (63%)
c) Como ninguém por vindicar estado contrário ao que resulta do registro de nascimento, salvo provando-se erro ou falsidade do ato, havendo um registro anterior, a lavratura de novo assento é ineficaz, até que seja desconstituído judicialmente o registro primitivo.


118 marcações (10%)
d) O ato de reconhecimento voluntário produz efeitos erga omnes, pode se dar antes mesmo do nascimento do filho e, embora seja considerado personalíssimo e unilateral, a eficácia do reconhecimento do filho maior e capaz estará condicionada ao seu consentimento.




204 marcações (17%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Junho/2016.