Prova Concurso Público - PGE/MT - Procurador do Estado - Julho/2016 - FCC

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 35% acertaram esta questão.

1.183 pessoas responderam.

Direito Processual Civil


53ª Questão:

Segundo disposições do novo Código de Processo Civil sobre o direito probatório,

a) as partes podem, independentemente da natureza do direito em disputa, antes ou durante o processo, convencionar aforma de distribuição do ônus da prova de forma diversa da estabelecida pela lei, desde que sejam capazes para acelebração do negócio jurídico processual.

213 marcações (18%)
b) a nova legislação abandonou completamente o modelo de distribuição estática do ônus da prova, contemplada pelalegislação revogada, que atribuía o ônus da prova ao autor em relação aos fatos constitutivos de seu direito, e ao réu comrelação à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor, passando a existir uma distribuiçãojudicial do ônus da prova para cada demanda.

158 marcações (13%)
c) a nova legislação prevê expressamente a possibilidade de produção antecipada da prova ainda que não haja situação deurgência que justifique tal antecipação, desde que a prova seja suscetível de viabilizar a autocomposição ou outro meioadequado de solução do litígio ou o prévio conhecimento dos fatos possa justificar ou evitar o ajuizamento de ação.

412 marcações (35%)
d) a lei não assegura expressamente à parte o direito de não produzir prova contra si própria, mas tal aplicação decorre dosprincípios constitucionais da legalidade, da ampla defesa e do devido processo legal.

119 marcações (10%)
e) a ata notarial e as declarações prestadas por meio de escritura pública têm eficácia probatória não somente da declaração,como também do fato declarado, que se presume verdadeiro, salvo se existir prova em sentido contrário.

281 marcações (24%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Julho/2016.