Prova Concurso Público - PGE/MT - Procurador do Estado - Julho/2016 - FCC

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 58% acertaram esta questão.

1.258 pessoas responderam.

Direito Civil


33ª Questão:

Francisco tomou R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) emprestados de Eduardo e não pagou no prazo avençado. Eduardo, porsua vez, deixou de ajuizar ação no prazo legal, dando azo à prescrição. Não obstante, Francisco pagou Eduardo depois deescoado o prazo prescricional. Depois de realizado o pagamento, Francisco ajuizou ação contra Eduardo para reaver a quantiapaga. A alegação

a) procede, porque a prescrição atinge o próprio direito de crédito e sua renúncia somente é admitida, se realizada demaneira expressa, depois que se consumar, desde que sem prejuízo de terceiro.

87 marcações (7%)
b) procede, porque, embora a prescrição atinja não o direito, mas a pretensão, sua renúncia somente é admitida quandorealizada de maneira expressa, antes de se consumar, desde que feita sem prejuízo de terceiro.

107 marcações (9%)
c) improcede, porque a prescrição atinge não o direito, mas a pretensão, além de admitir renúncia, de maneira expressa outácita, depois que se consumar, desde que feita sem prejuízo de terceiro.

729 marcações (58%)
d) improcede, porque, embora apenas a decadência admita renúncia, a prescrição atinge não o direito, mas a pretensão.

242 marcações (19%)
e) procede, porque a prescrição atinge o próprio direito de crédito e não admite renúncia.

93 marcações (7%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Julho/2016.