Prova Concurso Público - MPE/RJ - Analista Ministerial - Área Processual - Maio/2016 - FGV
Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)
Até agora, cerca de 32% acertaram esta questão.
1.909 pessoas responderam.
(30% a 60% de acertos)
Até agora, cerca de 32% acertaram esta questão.
1.909 pessoas responderam.
Direito Civil e Direito Processual Civil
77ª Questão:
Em decorrência de um tumulto generalizado ocorrido em uma festa, Ricardo, menor de quinze anos, foi vítima de violento soco, tendo sofrido fraturas na face. Supondo que o golpe havia partido de Cláudio, pai de um amigo seu, a vítima, representada por seu pai, ajuizou em face dele demanda em que pleiteava a sua condenação ao pagamento de verbas reparatórias de danos morais. Citado, Cláudio, no prazo legal, ofereceu a sua peça contestatória, alegando que não fora o autor do golpe que lesionara Ricardo, mas sim Bruno, que o acompanhava na festa. Encerrada a fase instrutória, a alegação defensiva de Cláudio restou comprovada. Nesse cenário, deve o órgão ministerial dotado de atribuição para intervir no feito opinar no sentido de que seja:
a) o processo extinto sem resolução do mérito, em razão da ilegitimidade passiva ad causam;

466 marcações (24%)

466 marcações (24%)
b) o processo extinto com resolução do mérito, julgando-se improcedente o pedido; 

608 marcações (32%)


608 marcações (32%)
c) o processo extinto com resolução do mérito, julgando-se procedente o pedido, já que o Parquet não pode se manifestar contrariamente aos interesses da parte incapaz;

168 marcações (9%)

168 marcações (9%)
d) o processo extinto sem resolução do mérito, em razão da ausência de interesse de agir;

113 marcações (6%)

113 marcações (6%)
e) o réu intimado para promover a denunciação da lide em relação a Bruno, o real agressor.

554 marcações (29%)

554 marcações (29%)
Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Maio/2016.