Prova Concurso Público - TRT/SP - Analista judiciário - Área Judiciária - Fevereiro/2014 - FCC

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 24% acertaram esta questão.

192 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 9 a 13

Instruções:  Para responder às questões de números 9 a 13, considere o texto a seguir.


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


10ª Questão:

Observadas as orientações da gramática normativa, é pertinente o seguinte comentário:

a) (linha 18) No segmento submetidos aos tiranos, temse exemplo de emprego de particípio atribuindo à frase valor temporal.

46 marcações (24%)
b) (linhas 16 a 21) Tanto em ele comenta, quanto em Por aí se vê, observa-se o emprego do tempo presente pelo pretérito (presente histórico), para dar vivacidade a fatos ocorridos no passado.

46 marcações (24%)
c) (linhas 4 e 5) Outra redação para independentemente dos benefícios concretos que a sua fruição pode trazer aos homensestará clara e correta se tiver a formulação "em nada dependendo dos benefícios concretos que podem advirem da sua fruição aos homens".

32 marcações (17%)
d) (linhas 7 a 9) Em E, efetivamente, que valor teriam a descoberta da verdade (...)ou a realização da justiça, o valor da sequência implica uma vírgula obrigatória depois da conjunção “ou”.

13 marcações (7%)
e) (linha 8) Se as normas preveem a possibilidade de ocorrer o verbo no singular no caso de haver uma sucessão de substantivos que indicam gradação de um mesmo fato, seria correto empregar "teria", em vez de teriam.

55 marcações (29%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Fevereiro/2014.