Prova Concurso Público - TRT/SP - Analista judiciário - Área Judiciária - Fevereiro/2014 - FCC

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 25% acertaram esta questão.

275 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 1 a 8


Instruções: 

Para responder às questões de números 1 a 8, considere o texto a seguir.

 


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


7ª Questão:

A reflexão social latino-americana no século XIX, já testemunha dos sucessos econômicos e políticos dos Estados Unidos, tomou-os como um paradigma em sua luta orientada contra o que seria o seu atraso constitutivo, resultante do caudilhismo e do patrimonialismo vigentes em seus espaços nacionais.

O trecho acima transcrito teve seus segmentos reformulados, como se observa nas alternativas. A que apresenta redação que preserva o sentido original do texto é:

a) resultante do caudilhismo e do patrimonialismo/ reprodução das ditaduras e da forma de governar dos que têm mais acesso a patrimônios e bens de consumo.

32 marcações (12%)
b) vigentes em seus espaços nacionais/ que vigoravam em países da América Latina.

68 marcações (25%)
c) A reflexão social latino-americana no século XIX, já testemunha dos sucessos econômicos e políticos dos Estados Unidos/ O pensamento social latino-americano no século XIX, testemunha imediata dos sucessos econômicos e políticos dos Estados Unidos.

108 marcações (39%)
d) tomou-os como um paradigma em sua luta orientada/ tratou-os como exemplo de sucesso a ser superado na ocasião do embate que seria travado.

33 marcações (12%)
e) luta orientada contra o que seria o seu atraso constitutivo/ confronto corajoso especificamente estabelecido com o que viria a constituir o seu atraso.

34 marcações (12%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Fevereiro/2014.