Prova Concurso Público - TRF/1ª REGIÃO - Analista judiciário - Área Judiciária - Março/2011 - FCC

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 43% acertaram esta questão.

1.942 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 9 a 13

Atenção: Para responder às questões de números 9 a 13, considere o texto abaixo.



(Conferência pronunciada por Joaquim Nabuco a 28 de agosto de 1908 na Universidade de Chicago. Essencial Joaquim Nabuco. Organização e introdução de Evaldo Cabral de Mello. São Paulo: Penguin Classics, Companhia das Letras, 2010, p. 548)


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


11ª Questão:

Em Chicago, melhor do que em qualquer outro ponto, pode-se acompanhar o processo sumário que usais para conseguir, de plantas alienígenas, ao fim de curto estágio de aclimação, frutos genuinamente americanos.

Na frase acima,

a) substituindo ao fim de curto estágio de aclimação por “finalizando a fase probatória da aclimatação”, a correção e o sentido originais estariam preservados.

322 marcações (17%)
b) um deslocamento que alteraria substancialmente o sentido original seria este: “Melhor do que em qualquer outro ponto, pode-se acompanhar, em Chicago...”

204 marcações (11%)
c) o emprego da forma verbal usais confirma que, em seu discurso, Joaquim Nabuco dirige-se ao interlocutor com o pronome de tratamento “Vossa Excelência”.

242 marcações (12%)
d) o segmento para conseguir estaria corretamente substituído por “para que seja conseguido”.

341 marcações (18%)
e) a preposição de, em de plantas alienígenas, expressa ideia de procedência.

833 marcações (43%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Março/2011.