Prova Concurso Público - TCE/AM - Auditor - Julho/2007 - FCC

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 25% acertaram esta questão.

543 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 1 a 10

Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto a seguir.






Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


3ª Questão:

Os recursos de pontuação empregados no texto autorizam o seguinte comentário:

a) Em na decifração de signos de vários tipos, dos sintomas às escritas (linhas 5 e 6), a vírgula é seguida de expressões que caracterizam a decifração mencionada, graduando-a da mais explícita à mais hermética.

68 marcações (13%)
b) Em a noção decisiva de sintoma (semeion), linhas 18 e 19, os parênteses contêm uma retificação que melhor especifica a palavra correspondente.

90 marcações (17%)
c) Na linha 22, o sentido da frase seria mantido se os dois-pontos dessem lugar a uma vírgula sucedida pela conjunção “porquanto”.

134 marcações (25%)
d) Em elaborar “histórias” precisas (linha 22), o uso de aspas indica que o autor empregou metaforicamente a palavra, na medida em que faz referência a versões pouco plausíveis das origens das patologias.

170 marcações (31%)
e) Em prestigioso (e socialmente mais elevado), linha 36, o uso concomitante dos parênteses e da conjunção e evidencia que o autor toma os adjetivos coordenados como sinônimos.

81 marcações (15%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Julho/2007.