Prova Concurso Público - TRT/SC - Analista Judiciário - Área Administrativa - Março/2008 - TRT

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 59% acertaram esta questão.

2.232 pessoas responderam.

Administração Pública


59ª Questão:

Liderança é uma das bases das organizações e um atributo dos cargos e funções gerenciais. No entanto, pessoas podem ser líderes sem serem gerentes, ser gerentes sem serem líderes, ou podem ser tanto gerentes como líderes, simultaneamente. A liderança, nesse sentido, é diferente da autoridade formal.

A partir dessa diferenciação, assinale a alternativa correta.

a) Liderança, diferentemente de autoridade formal, fundamenta-se na crença dos seguidores e respeito das qualidades do líder e de seu interesse em seguilo.

1.311 marcações (59%)
b) Autoridade formal, diferentemente de liderança, é produto de inúmeros fatores, não é qualidade pessoal singular.

292 marcações (13%)
c) Liderança, diferentemente de autoridade formal, é temporária para a pessoa que desempenha tal papel e, dessa forma, sua duração não está diretamente relacionada com sua utilidade para o grupo.

222 marcações (10%)
d) A pessoa que possui autoridade formal é o instrumento para resolver problemas do grupo, não precisando fazer uso necessariamente de regras e normas.

162 marcações (7%)
e) Na relação de autoridade formal, é criada uma identidade no grupo que faz com que se motive para seguir o que é proposto.

245 marcações (11%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Março/2008.