Prova Concurso Público - TRT/SC - Analista Judiciário - Área Administrativa - Março/2008 - TRT
Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)
Até agora, cerca de 47% acertaram esta questão.
498 pessoas responderam.
(30% a 60% de acertos)
Até agora, cerca de 47% acertaram esta questão.
498 pessoas responderam.
Língua Portuguesa
Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.
9ª Questão:
Levando em consideração as afirmações do texto e as orientações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que, no trecho
a) “A Espanha, que também tinha um problema grave de contrabando, conseguiu reduzi-lo ao mesmo tempo em que elevou as taxas”, do quinto parágrafo, as vírgulas, meramente enfáticas, podem ser suprimidas, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico.

96 marcações (19%)

96 marcações (19%)
b) "A alegação do governo para desdenhar da medida é que", do quinto parágrafo, o termo destacado refere-se ao termo "redução de 8% no consumo", do final do parágrafo anterior.

61 marcações (12%)

61 marcações (12%)
c) "um aumento de impostos estimularia o contrabando", do quinto parágrafo, a forma verbal destacada está flexionada no futuro do pretérito do indicativo para expressar uma hipótese que, segundo o autor do texto, é verdadeira, o que se confirma com o trecho "O vínculo entre carga fiscal e tendência à fraude é inegável". 

235 marcações (47%)


235 marcações (47%)
d) "O vínculo entre carga fiscal e tendência à fraude é inegável, mas isso não justifica o imobilismo", do quinto parágrafo, o pronome destacado refere-se apenas ao termo "tendência à fraude".

62 marcações (12%)

62 marcações (12%)
e) "isso não justifica o imobilismo. A Espanha, que também tinha um problema grave de contrabando, conseguiu reduzi-lo", do quinto parágrafo, o pronome destacado refere-se ao antecedente "imobilismo".

44 marcações (9%)

44 marcações (9%)
Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Março/2008.