2007 (Primeiro)

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 39% acertaram esta questão.

2.042 pessoas responderam.

Direito Processual Civil


33ª Questão:

Segundo o princípio da probidade processual, no processo civil, a parte deve expor os fatos conforme a verdade, com lealdade e boa-fé, praticando somente os atos necessários à sua defesa.

A infração a esse princípio acarreta a imposição de multa processual à parte ímproba, sem prejuízo de outras sanções processuais, cíveis e criminais. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

a) Para reconhecimento da má-fé processual, há necessidade de a parte ser vencida na demanda.

118 marcações (6%)
b) A parte deve deduzir pretensões e defesas de acordo com sua verdade subjetiva, ressalvados os casos de erro inescusável.

793 marcações (39%)
c) No emprego de expressões injuriosas nos escritos apresentados no processo, o juiz somente poderá mandar riscar aquelas produzidas com animus injuriandi pela parte ou pelo advogado.

635 marcações (31%)
d) Aplicam-se ao defensor da parte, ainda que no exercício privativo da função de advogado, as sanções processuais decorrentes do contempt court.

496 marcações (24%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Junho/2007.