Prova Concurso Público - TJ/RJ - Analista judiciário - Área Judiciária - Abril/2008 - CESPE - UnB

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 49% acertaram esta questão.

333 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 24 a 28


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


25ª Questão:

Com referência às idéias do texto II, assinale a opção correta.

a) Atualmente, após inúmeros estudos críticos da literatura brasileira, Machado de Assis é um autor totalmente conhecido pelo público leitor e suas obras deixaram de ser provocativas.

28 marcações (8%)
b) No século XIX, as obras produzidas nas capitais literárias do mundo apresentavam linguagem condizente com a literatura de séculos passados.

26 marcações (8%)
c) De acordo com o desenvolvimento das idéias do texto, o sentido do trecho “postura indiferente às grandes questões de seu tempo” (L.11-12) é ratificado em “do alto de sua torre de marfim, expedia escritos” (L.12-13).

162 marcações (49%)
d) O fato de Machado de Assis ter sido considerado, no século XIX, um dos maiores críticos da sociedade brasileira de sua época resultou da interpretação de sua obra pela crítica literária.

103 marcações (31%)
e) Depreende-se do texto que a situação cultural brasileira, na época do Segundo Reinado, favorecia o surgimento de escritores vanguardistas.

14 marcações (4%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Abril/2008.