2003 (Segundo)

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 48% acertaram esta questão.

1.403 pessoas responderam.

Direito do Trabalho e Processo do Trabalho


59ª Questão:

Dispõe a Consolidação das Leis do Trabalho que os empregados e empregadores poderão reclamar pessoalmente perante a Justiça do Trabalho e acompanhar as suas reclamações até o final. Correto afirmar, portanto:

a) que a petição inicial não é peça privativa de advogado.

677 marcações (48%)
b) que reclamante e reclamado poderão sustentar oralmente suas razões recursais perante o Tribunal Regional do Trabalho.

228 marcações (16%)
c) que somente o reclamante poderá comparecer sem advogado à audiência inaugural na Vara do Trabalho.

149 marcações (11%)
d) que o “jus postulandi” determinará a adoção do procedimento sumaríssimo em respeito aos princípios da celeridade e economia processual.

349 marcações (25%)


Danilo Borges - Equipe JurisWay Danilo Borges
Equipe JurisWay


Estou desenvolvendo um método para resolver questões da OAB por raciocínio, sem depender de memorização. Quero testar com algumas pessoas gratuitamente. Se tiver interesse, deixe seu e-mail:




Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Agosto/2003.