Prova Concurso Público - MPT/BR - Procurador do Trabalho - Dezembro/2007 - MPT

Questão Fácil
(acima de 60% de acertos)

Até agora, 67% acertaram esta questão.

1.079 pessoas responderam.

Direito Administrativo


87ª Questão:

Quanto aos poderes e princípios da Administração Pública.

I. - O poder disciplinar da Administração Pública autoriza a aplicação de sanções a particulares não sujeitos à disciplina interna da Administração.

II. - O princípio da continuidade do serviço público jamais cede em razão de seu caráter absoluto, não comporta a aplicação do princípio da proporcionalidade e constitui um verdadeiro super princípio que orienta todo o ordenamento jurídico administrativo.

III. - O princípio da motivação dos atos administrativos, embora recomendável em todos os atos que envolvam o exercício de poderes, ao contrário dos atos praticados pelo Judiciário e Ministério Público, não possui previsão nas normas jurídicas de direito administrativo brasileiro.

IV. - O princípio da segurança jurídica não se aplica à Administração Pública brasileira, uma vez que ela possui poderes para desconstituir situações jurídicas e aplicar retroativamente nova interpretação da norma administrativa para garantir o atendimento do fim público a que se dirige.

Assinale a opção CORRETA:

a) apenas as de números I. e III. são corretas;

160 marcações (15%)
b) apenas as de números II. e IV. são corretas;

84 marcações (8%)
c) apenas a de número IV. é correta;

108 marcações (10%)
d) todas são incorretas;

727 marcações (67%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Dezembro/2007.