Prova Concurso Público - TJ/SP - Escrevente - Junho/2007 - Vunesp

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 35% acertaram esta questão.

1.819 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 26 a 27

Leia o trecho para responder às questões de números 26 e 27.

Da ambição se pode dizer que é uma força que, ao contrário da liberdade, não termina onde a do outro começa. O ambicioso não enxerga o cume nem quando o atinge. O céu para ele não é o limite. Não é por outra razão que os maiores desastres humanos foram gestados pela ambição sem limites. Em contrapartida, os mais espetaculares saltos intelectuais, científicos e políticos trazem a assinatura de homens e mulheres ambiciosos.

(Veja, 01.03.2006)


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


27ª Questão:

Assinale a alternativa em que as palavras em destaque exercem, respectivamente, as mesmas funções sintáticas de humanos e a assinatura, em destaque no trecho.

a) Uma situação muito debatida diz respeito às mulheres ambiciosas.

141 marcações (8%)
b) É preciso ter uma visão sensata da ambição: não é apenas ganhar dinheiro ou ficar famoso.

639 marcações (35%)
c) Há ambiciosos compulsivos que se sentem ameaçados pela opinião dos outros.

304 marcações (17%)
d) A ambição feminina pode ser considerada mais ampla.

231 marcações (13%)
e) Não há razão alguma para acreditar que a ambição masculina seja maior que a feminina. Leia o trecho para responder às questões de números 28 e 29. Palavra da semana: vaidade. Excessivo orgulho por algo que uma pessoa enxerga nela mesma, mas que os demais não conseguem admirar com igual intensidade. A palavra veio do latim vanus, “vazio”. Ao se espremer uma pessoa com alto teor de vaidade, obtém-se um suco de nada. (Época, 15.03.2007)

504 marcações (28%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Junho/2007.