Prova Concurso Público - TJ/MT - Juiz Estadual - Junho/2006 - Vunesp
Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)
Até agora, cerca de 44% acertaram esta questão.
424 pessoas responderam.
(30% a 60% de acertos)
Até agora, cerca de 44% acertaram esta questão.
424 pessoas responderam.
Língua Portuguesa
5ª Questão:
Leia os fragmentos.
I- O povo, Doroteu, é como as moscas que correm ao lugar aonde sente o derramado mel. Tomás Antonio Gonzaga
II- A música da morte, a nebulosa, a estranha, imensa música sombria passa a tremer pela minh'alma e fria, gela, fica a tremer, maravilhosa. Cruz e Sousa
III- Vandalismo Meu coração tem catedrais imensas, Templos de priscas e longínquas datas, Onde um nume de amor, em serenatas, Canta a aleluia virginal das crianças. Augusto dos Anjos
IV- Em usinas escuras, homens de vida amarga e dura produziram este açúcar com que adoço meu café esta manhã em Ipanema. Ferreira Gullar
Assinale a alternativa correta, referente aos fragmentos.
a) Os textos I e II pertencem ao Arcadismo, havendo a preocupação com o “Carpe Diem” e o ideal do “Fugire Urbem”, assim como o emocionalismo romântico de idealização da amada.

51 marcações (12%)

51 marcações (12%)
b) O texto II, através das imagens apresentadas, procura representar a transcendência, a transformação da realidade banal e cotidiana para outras dimensões metafísicas, características do Simbolismo. 

185 marcações (44%)


185 marcações (44%)
c) Os textos III e IV apresentam o subjetivismo e o desejo de evasão no espaço, reforçando uma concepção romântica da existência, com sujeito lírico que confessa seu amor pela amada.

90 marcações (21%)

90 marcações (21%)
d) No texto III, assim como em toda a poesia contemporânea, nota-se uma preocupação de engajamento dos escritores nas questões sociopolíticas de seu tempo, permeando toda a produção dessa época.

98 marcações (23%)

98 marcações (23%)
Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Junho/2006.