JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

2023 (Primeiro)
(XXXVII Exame Unificado - Caderno Tipo I - Branco - Gabarito Definitivo (Prova aplicada em 26/02/2023))
Elaboração: FGV

  

Estatuto da OAB/Código de Ética

7ª Questão:

Pedro, advogado, é investigado criminalmente, em conjunto com Antônio, seu ex-cliente, e Matheus, juiz da comarca, em razão de sua suposta participação em atos fraudulentos que importaram o pagamento de benefícios previdenciários indevidos. No âmbito das investigações, a autoridade judiciária competente determina medida cautelar de busca e apreensão que importa violação do local de trabalho de Pedro. Posteriormente, Pedro é consultado pelo órgão encarregado da investigação criminal acerca de seu interesse na celebração de acordo de colaboração premiada.

Sobre essas medidas, assinale a afirmativa correta.


Atenção: esta questão foi anulada!

a)É válida a medida de busca e apreensão executada no local de trabalho de Pedro se fundada exclusivamente em declarações de outro colaborador, sem confirmação por outros meios de prova.


1.653 marcações (13%)

b)Em hipótese excepcional, podem ser usados na investigação documentos, mídias e objetos pertencentes a outros clientes de Pedro.


1.592 marcações (13%)

c)Se Pedro efetuar colaboração premiada contra Antônio, tal ato importará em processo disciplinar, que poderá culminar com a aplicação da sanção de exclusão.


4.742 marcações (37%)

d)Se Pedro efetuar colaboração premiada contra Matheus, não estará sujeito às penas relativas ao crime de violação do segredo profissional.


4.675 marcações (37%)



Comentário: Danilo Borges
Dicas para resolução:
Aqui o próprio examinador parece ter se confundido com os nomes dos personagens criados. 

Pedro - Advogado
Antônio - Ex-cliente do advogado Pedro
Matheus - Juiz da comarca

O gabarito preliminar dava como correta a alternativa C, conforme o art. 7º, § 6-I (Incluído pela Lei nº 14.365, de 2022) do Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94):

Art. 7º (...)
§ 6º-I É vedado ao advogado efetuar colaboração premiada contra quem seja ou tenha sido seu cliente, e a inobservância disso importará em processo disciplinar, que poderá culminar com a aplicação do disposto no inciso III do caput do art. 35 desta Lei, sem prejuízo das penas previstas no art. 154 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal).      (Incluído pela Lei nº 14.365, de 2022)

Entretanto, a alternativa D também está correta, já que Matheus, por ser o juiz da comarca, não é cliente nem ex-cliente de Pedro. Assim, não há nenhuma relação profissional entre Pedro e Matheus que possa ensejar a quebra de segredo profissional do art. 154 do Código Penal. 

Violação do segredo profissional

Art. 154 - Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem:

Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa de um conto a dez contos de réis.   

Parágrafo único - Somente se procede mediante representação.

Com duas alternativas corretas, não houve outra alternativa senão a anulação da questão. 









Comentários  



Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Fevereiro/2023.

Questões desta Prova

Lista de provas de concursos

Lista de provas da OAB

Notícias sobre Concursos Públicos e provas OAB

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados