JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

2022 (Primeiro)
(XXXIV Exame Unificado - Caderno Tipo I - Branco - Gabarito Definitivo (Prova aplicada em 20/02/2022))
Elaboração: FGV

  

Direito do Consumidor

45ª Questão:

Eleonora passeava de motocicleta por uma rodovia federal quando foi surpreendida por um buraco na estrada, em um trecho sob exploração por concessionária. Não tendo tempo de desviar, ainda que atenta ao limite de velocidade, passou pelo buraco do asfalto, desequilibrou-se e caiu, vindo a sofrer várias escoriações e danos materiais na moto. Os danos físicos exigiram longo período de internação, diversas cirurgias e revelaram reflexos de ordem estética.

Você, como advogado(a), foi procurado(a) por Eleonora para ingressar com a medida judicial cabível diante do evento. À luz do Código de Defesa do Consumidor, você afirmou, corretamente, que

a)compete à Eleonora comprovar o nexo de causalidade entre a má conservação da via e o acidente sofrido, bem como a culpa da concessionária.
1.408 marcações (15%)
b)aplica-se a teoria da responsabilidade civil subjetiva à concessionária.
2.031 marcações (22%)
c)há relação de consumo entre Eleonora e a concessionária, cuja responsabilidade é objetiva.
4.548 marcações (50%)
d)pela teoria do risco administrativo, afasta-se a incidência do CDC, aplicando-se a responsabilidade civil da Constituição Federal.

1.117 marcações (12%)


Comentário: Danilo Borges
Dicas para resolução:

Segundo REsp 1789647/RS:

"4. Conforme  entendimento  pacificado  no  STJ,  'a  relação  entre concessionária  de  serviço  público  e  o  usuário  final,  para  o fornecimento  de  serviços  públicos  essenciais,  tais  como água e energia,  é  consumerista,  sendo  cabível  a aplicação do Código de Defesa  do  Consumidor '(...). 
5. Em se tratando de matéria relacionada a danos oriundos de produtos ou  serviços de consumo, é afastada a aplicação do Código Civil,  tendo  em  vista  o  regime  especial do Código de Defesa do Consumidor. Só excepcionalmente aplica-se o  Código Civil, ainda assim quando não contrarie o sistema e a principiologia do CDC." 


Veja também:
REsp 1789647/RS






Comentários  



Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Fevereiro/2022.

Questões desta Prova

Lista de provas de concursos

Lista de provas da OAB

Notícias sobre Concursos Públicos e provas OAB

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados