JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

2021 (Segundo)
(XXXIII Exame Unificado - Caderno Tipo I - Branco - Gabarito Definitivo (Prova aplicada em 17/10/2021))
Elaboração: FGV

  

Direito Penal

59ª Questão:

Augusto foi condenado com trânsito em julgado pela prática da contravenção penal de perturbação da tranquilidade, prevista no Art. 65 da Lei das Contravenções Penais (Decreto-Lei nº 3.688/41). No ano seguinte à sua condenação definitiva, Augusto foi preso pela prática do crime de estupro. Diante do caso narrado, Augusto, ao ser julgado pelo crime de estupro, deverá ser considerado
Atenção: esta questão foi anulada!

a)primário com maus antecedentes, já que o cometimento de crime após condenação com trânsito em julgado por contravenção penal não gera reincidência.
5.197 marcações (49%)
b)reincidente, na medida em que a lei das contravenções penais considera que a condenação por crime após a condenação pela contravenção gera reincidência.
1.463 marcações (14%)
c)reincidente, na medida em que o Código Penal estabelece que tanto o cometimento de crime quanto de contravenção gera reincidência.
1.391 marcações (13%)
d)primário com bons antecedentes, na medida em que a condenação com trânsito em julgado por contravenção não tem o condão de gerar nem reincidência nem maus antecedentes.

2.572 marcações (24%)


Comentário: Danilo Borges
Dicas para resolução:

A questão foi anulada, mas ainda assim será útil para nossos estudos:

O que são maus antecedentes?

Segundo a doutrina, maus antecedentes são condenações anteriores do agente, com trânsito em julgado, que não são aptas a gerar reincidência. Ou seja, são condenações que não tiram do agente a qualidade de réu primário mas, por serem condenações, fazem parte da sua ficha criminal. 

O art. 63 do Código Penal dispõe que a reincidência ocorre quando o agente comete novo crime depois de transitar em julgado a sentença que o condenou por crime anterior. 

Código Penal
Reincidência
Art. 63 - Verifica-se a reincidência quando o agente comete novo crime, depois de transitar em julgado a sentença que, no País ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime anterior. 

Ou seja: 
condenação transitada em julgado por crime + novo crime = reincidência

Já o art. 7º da Lei das Contravenções Penais dispõe que ocorre reincidência quando o agente comete nova contravenção após condenação por crime ou, se no Brasil, por contravenção. 

Decreto-Lei 3.688/1941 - Lei das Contravenções Penais
Art. 7º - Verifica-se a reincidência quando o agente pratica uma contravenção depois de passar em julgado a sentença que o tenha condenado, no Brasil ou no estrangeiro, por qualquer crime, ou, no Brasil, por motivo de contravenção.

Ou seja: 
condenação transitada em julgado por crime + nova contravenção = reincidência
condenação transitada em julgado por contravenção + nova contravenção = reincidência

No caso do enunciado, ocorreu uma situação diferente das anteriores:
condenação transitada em julgado por contravenção + novo crime

Nesse caso, não há previsão legal de reincidência e, portanto, o agente continuará a ser réu primário e a condenação anterior seria considerada apenas um mau antecedente.

Isso tudo levaria à marcação da letra A, que foi o gabarito original da questão.

Entretanto, o art. 65 da Lei das Contravenções Penais foi revogado em 31/03/2021 pela lei 14.132. Sendo assim, a banca FGV não teve outra alternativa a não ser anular a questão. 

Obs.: Confira também o art. 64, que exclui, para efeito de reincidência, condenações cuja data do cumprimento ou extinção da pena já ocorreram há mais de 5 anos (inciso I) e também crimes militares e políticos (inciso II).






Comentários  



Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Outubro/2021.

Questões desta Prova

Lista de provas de concursos

Lista de provas da OAB

Notícias sobre Concursos Públicos e provas OAB

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados