JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

2021 (Segundo)
(XXXIII Exame Unificado - Caderno Tipo I - Branco - Gabarito Definitivo (Prova aplicada em 17/10/2021))
Elaboração: FGV

  

Direito Penal

58ª Questão:

Félix, com dolo de matar seus vizinhos Lucas e Mário, detona uma granada na varanda da casa desses, que ali conversavam tranquilamente, obtendo o resultado desejado. Os fatos são descobertos pelo Ministério Público, que denuncia Félix por dois crimes autônomos de homicídio, em concurso material. Após regular procedimento, o Tribunal do Júri condenou o réu pelos dois crimes imputados e o magistrado, ao aplicar a pena, reconheceu o concurso material.

Diante da sentença publicada, Félix indaga, reservadamente, se sua conduta efetivamente configuraria concurso material de dois crimes de homicídio dolosos. Na ocasião, o(a) advogado(a) do réu, sob o ponto de vista técnico, deverá esclarecer ao seu cliente que sua conduta configura dois crimes autônomos de homicídio,

a)em concurso material, sendo necessária a soma das penas aplicadas para cada um dos delitos.
4.053 marcações (32%)
b)devendo ser reconhecida a forma continuada e, consequentemente, aplicada a regra da exasperação de uma das penas e não do cúmulo material.
1.236 marcações (10%)
c)devendo ser reconhecido o concurso formal próprio e, consequentemente, aplicada a regra da exasperação de uma das penas e não do cúmulo material.
3.367 marcações (26%)
d)devendo ser reconhecido o concurso formal impróprio, o que também imporia a regra da soma das penas aplicadas.

4.117 marcações (32%)


Comentário: Danilo Borges
Dicas para resolução:

A questão trata do tema Concurso de Crimes

Ocorre concurso de crimes quando o agente pratica dois ou mais crimes.

O concurso de crimes pode ser material ou formal. 

E o concurso formal pode ser próprio ou impróprio (imperfeito). 

Confira:

Concurso Material
O agente efetua mais de uma ação (ou omissão) comentendo dois ou mais crimes.
Nesse caso, cumulam-se (somam-se) as penas.

Código Penal
Concurso material
Art. 69 - Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplicam-se cumulativamente as penas privativas de liberdade em que haja incorrido. No caso de aplicação cumulativa de penas de reclusão e de detenção, executa-se primeiro aquela. 


Concurso formal
O agente efetua apenas uma ação (ou omissão), mas acaba cometendo mais de um crime. 
Nesse caso, deve-se levar em conta sua intenção ao calcular as penas:

Concurso Formal Próprio
O agente queria (dolo) praticar um crime, mas acaba praticando mais de um crime (por culpa). Aplica-se a exasperação (intensificação) da pena maior, ou seja, a pena maior é aumentada de 1/6 até a metade.

Código Penal 
Concurso Formal
Art. 70 - 1ª Parte: 
Quando o agente, mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabíveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto até metade. 

Concurso Formal Impróprio ou Imperfeito
O agente tem desígnios autônomos, ou seja, tem propósitos independentes. Ele quis realmente praticar mais de um crime (dolo). Nesse caso, cumulam-se (somam-se) as penas.

Código Penal
Concurso Formal
Art. 70 - 2ª Parte: 
As penas aplicam-se, entretanto, cumulativamente, se a ação ou omissão é dolosa e os crimes concorrentes resultam de desígnios autônomos, consoante o disposto no artigo anterior.

No caso da questão, o enunciado deixa claro que Felix executa apenas uma ação (detonar uma granada) e comete dois crimes (mata Lucas e mata Mário), configurando Concurso Formal.

E como a intenção de Félix era realmente cometer os dois crimes, podemos dizer que é um caso de Concurso Formal Impróprio e, portanto, ocorre a cumulação das penas.

E o Crime Continuado?

O crime continuado ocorre quando o agente, reiteradamente, pratica crimes da mesma espécie, mediante mais de uma ação (ou omissão) e que, pelas condições de tempo, lugar, modo de execução etc., podem ser tidas como continuações das anteriores. Um exemplo comum é o do empregado que, todos os dias, furta pequena quantidade de dinheiro do caixa. Cada furto é um crime, mas como todos foram praticados nas mesmas condições, aplica-se o art. 71 do CP:

Código Penal
Crime continuado
Art. 71 - Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, devem os subsequentes ser havidos como continuação do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois terços.     

Conclui-se, portanto, que o caso narrado no enunciado não corresponde à definição de crime continuado. 





Comentários  



Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Outubro/2021.

Questões desta Prova

Lista de provas de concursos

Lista de provas da OAB

Notícias sobre Concursos Públicos e provas OAB

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados