JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

2020 (Primeiro)
(XXXI Exame Unificado - Caderno Tipo I - Branco - Gabarito Definitivo (Prova aplicada em 09/02/2020))
Elaboração: FGV

  

Direito Internacional

21ª Questão:

Em função do incremento nas atividades de transporte aéreo no Brasil, a sociedade empresária Fast Plane, sediada no país, resolveu adquirir helicópteros de última geração da pessoa jurídica holandesa Nederland Air Transport, que ficou responsável pela fabricação, montagem e envio da mercadoria. O contrato de compra e venda restou celebrado, presencialmente, nos Estados Unidos da América, restando ajustado que o cumprimento da obrigação se dará no Brasil.

No momento de receber as aeronaves, contudo, a adquirente verificou que o produto enviado era diverso do apontado no instrumento contratual. Decidiu a sociedade empresária Fast Plane, então, buscar auxílio jurídico para resolver a questão, inclusive para a propositura de eventual ação, caso não haja solução consensual.

Considerando-se o enunciado acima, aplicando-se a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Decreto-lei no 4.657/42) e o Código de Processo Civil, assinale a afirmativa correta.

a)A lei aplicável na solução da questão é a holandesa, em razão do local de fabricação e montagem das aeronaves adquiridas.
2.009 marcações (8%)
b)A autoridade judiciária brasileira será competente para processar e julgar eventual ação proposta pela Fast Plane, mesmo se estabelecida cláusula de eleição de foro exclusivo estrangeiro, em razão do princípio da inafastabilidade da jurisdição.
5.467 marcações (22%)
c)A autoridade judiciária brasileira tem competência exclusiva para processar e julgar eventual ação a ser proposta pela Fast Plane para resolver a questão.
4.456 marcações (18%)
d)A autoridade judiciária brasileira tem competência concorrente para processar e julgar eventual ação a ser proposta pela Fast Plane para resolver a questão.
12.706 marcações (52%)


Comentário: Danilo Borges
Dicas para resolução:

A competência internacional pode ser dividida em :

- competência internacional concorrente (nos casos em que a justiça brasileira pode julgar a demanda, mas isso não exclui a possibilidade de a demanda ser processada e julgada em outro país) e 

- competência internacional exclusiva (nos casos em que somente a justiça brasileira pode julgar a demanda, excluindo a possibilidade de processamento em outro país).

A competência internacional concorrente está prevista nos arts. 21 e 22 do CPC/2015. Nesses artigos, não se fala expressamente em competência "concorrente". 

Já o art. 23 traz situações em que o processamento "compete à autoridade judiciária brasileira, com exclusão de qualquer outra". Ou seja, o art. 23 trata da competência internacional exclusiva. 

Assim, se o art. 23 trata da competência exclusiva, os demais artigos (21 e 22) tratam da competência internacional concorrente.

O caso específico narrado no enunciado se encaixa na previsão do art. 21 inciso II do CPC:

CPC/2015
TÍTULO II - DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL E DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
CAPÍTULO I - DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL

Art. 21. Compete à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações em que:

(...)

II - no Brasil tiver de ser cumprida a obrigação;

Assim, há competência da autoridade judiciária brasileira, mas esta não é exclusiva. É, portanto, concorrente.

A LINDB também dispõe no mesmo sentido:

LINDB - DL 4.657/42
Art. 12.  É competente a autoridade judiciária brasileira, quando for o réu domiciliado no Brasil ou aqui tiver de ser cumprida a obrigação.

Além disso, o art. 25 do CPC dispõe que se houver cláusula de eleição de foro exclusivo estrangeiro no contrato internacional, não compete à autoridade judiciária brasileira o processamento e o julgamento da ação:

CPC/2015

Art. 25. Não compete à autoridade judiciária brasileira o processamento e o julgamento da ação quando houver cláusula de eleição de foro exclusivo estrangeiro em contrato internacional, arguida pelo réu na contestação.






Comentários  



Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Fevereiro/2020.

Questões desta Prova

Lista de provas de concursos

Lista de provas da OAB

Notícias sobre Concursos Públicos e provas OAB

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados