JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

2019 (Segundo)
(XXIX Exame Unificado - Caderno Tipo I - Branco - Gabarito Definitivo (Prova aplicada em 30/06/2019))
Elaboração: FGV

  

Estatuto da OAB/Código de Ética

1ª Questão:

Júnior é bacharel em Direito. Formou-se no curso jurídico há seis meses e não prestou, ainda, o Exame de Ordem para sua inscrição como advogado, embora pretenda fazê-lo em breve. Por ora, Júnior é inscrito junto à OAB como estagiário e exerce estágio profissional de advocacia em certo escritório credenciado pela OAB, há um ano. Nesse exercício, poucas semanas atrás, juntamente com o advogado José dos Santos, devidamente inscrito como tal, prestou consultoria jurídica sobre determinado tema, solicitada por um cliente do escritório. Os atos foram assinados por ambos. Todavia, o cliente sentiu-se lesado nessa consultoria, alegando culpa grave na sua elaboração.

Considerando o caso hipotético, bem como a disciplina do Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a opção correta.

a)Júnior não poderia atuar como estagiário e deverá responder em âmbito disciplinar por essa atuação indevida. Já a responsabilidade pelo conteúdo da atuação na atividade de consultoria praticada é de José.
5.672 marcações (10%)
b)Júnior não poderia atuar como estagiário e deverá responder em âmbito disciplinar por essa atuação indevida. Já a responsabilidade pelo conteúdo da atuação na atividade de consultoria praticada é solidária entre Júnior e José.
3.459 marcações (6%)
c)Júnior poderia atuar como estagiário. Já a responsabilidade pelo conteúdo da atuação na atividade de consultoria praticada é solidária entre Júnior e José.
6.829 marcações (12%)
d)Júnior poderia atuar como estagiário. Já a responsabilidade pelo conteúdo da atuação na atividade de consultoria praticada é de José.
41.947 marcações (72%)


Comentário: Danilo Borges
Dicas para resolução:

Junior já se formou na faculdade de Direito, mas ainda não se tornou advogado. Ele pode continuar atuando como estagiário?


Sim, o estágio profissional de advocacia pode ser feito tanto por estudantes de Direito nos últimos anos do curso (EAOAB, art. 9º, §1º) quanto por bacharéis em Direito que queiram se inscrever na Ordem (EAOAB, art. 9º, §4º).

Isso elimina as alternativas A e B.

De quem é a responsabilidade quando um ato de advocacia é praticado por um estagiário inscrito na OAB?

Os atos de advocacia praticados por um estagiário inscrito na OAB estão sob a responsabilidade do advogado (EAOAB, art. 3º, §2º)

Isso elimina as alternativas B e C.

Assim, a alternativa correta é a letra D.

Confira a legislação:


Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (EAOAB):

Art. 3º O exercício da atividade de advocacia no território brasileiro e a denominação de advogado são privativos dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),

§ 1º Exercem atividade de advocacia, sujeitando-se ao regime desta lei, além do regime próprio a que se subordinem, os integrantes da Advocacia-Geral da União, da Procuradoria da Fazenda Nacional, da Defensoria Pública e das Procuradorias e Consultorias Jurídicas dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e das respectivas entidades de administração indireta e fundacional.

§ 2º O estagiário de advocacia, regularmente inscrito, pode praticar os atos previstos no art. 1º, na forma do regimento geral, em conjunto com advogado e sob responsabilidade deste.

(...)

Art. 9º Para inscrição como estagiário é necessário:

I - preencher os requisitos mencionados nos incisos I, III, V, VI e VII do art. 8º;

II - ter sido admitido em estágio profissional de advocacia.

§ 1º O estágio profissional de advocacia, com duração de dois anos, realizado nos últimos anos do curso jurídico, pode ser mantido pelas respectivas instituições de ensino superior pelos Conselhos da OAB, ou por setores, órgãos jurídicos e escritórios de advocacia credenciados pela OAB, sendo obrigatório o estudo deste Estatuto e do Código de Ética e Disciplina.

§ 2º A inscrição do estagiário é feita no Conselho Seccional em cujo território se localize seu curso jurídico.

§ 3º O aluno de curso jurídico que exerça atividade incompatível com a advocacia pode frequentar o estágio ministrado pela respectiva instituição de ensino superior, para fins de aprendizagem, vedada a inscrição na OAB.

§ 4º O estágio profissional poderá ser cumprido por bacharel em Direito que queira se inscrever na Ordem.

Se o candidato não tivesse o conhecimento necessário para resolver a questão, como poderia raciocinar para aumentar suas chances de acerto?

Em primeiro lugar, o candidato deveria analisar o enunciado e as alternativas para tentar chegar às perguntas básicas relativas ao conhecimento que a questão busca testar. 

Depois disso, se entender que não tem o conhecimento necessário, é preciso apelar para o bom senso e a lógica, o que às vezes pode falhar, mas muitas vezes funciona. 

Afinal...

Seria justo que um estagiário perdesse o sua fonte de renda após se formar e antes de ser aprovado no Exame de Ordem simplesmente por ter se formado? 
Acredito que a maioria responderia que não.

Sabendo que o estágio é justamente um espaço de aprendizado guiado por um profissional mais experiente, seria justo que um estagiário respondesse por erros nesses atos de advocacia que está tentando aprender, seja sozinho ou mesmo solidariamente? 
Também acredito que o senso comum diria que não.

Atenção: nessa questão, essa forma de pensar levaria o aluno diretamente à alternativa correta (D). 
Entretanto, preciso advertir que, em alguns casos, esse tipo de raciocínio poderia levar o candidato a errar a questão. Nada substitui completamente o conhecimento da matéria.
 






Comentários  



Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Junho/2019.

Questões desta Prova

Lista de provas de concursos

Lista de provas da OAB

Notícias sobre Concursos Públicos e provas OAB

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados