JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

2017 (Terceiro)
(XXIV Exame Unificado - Caderno Tipo I - Branco - Gabarito Definitivo (Prova aplicada em 19/11/2017))
Elaboração: FGV

  

Direito Processual do Trabalho

80ª Questão:

Em sede de processo trabalhista, após o trânsito em julgado da sentença e elaborada a conta de liquidação, foi aberto prazo de 10 dias para que as partes se manifestassem sobre a mesma. Contudo, o réu não se manifestou, e o autor concordou com a conta do juízo, que foi homologada. Considerada essa hipótese, em sede de embargos à execução do réu, interposto 05 dias após a garantia do juízo, este pretende discutir a conta de liquidação, aduzindo incorreção nos valores.

Você, como advogado(a) do autor deverá, em resposta,

a)suscitar a preclusão do direito aos embargos à execução e expor as razões pelas quais entende pela validade dos cálculos do juízo.
11.873 marcações (43%)
b)suscitar apenas que a conta está correta.
2.147 marcações (8%)
c)suscitar a intempestividade dos embargos.
6.777 marcações (24%)
d)suscitar apenas que a conta está correta e requerer o levantamento dos valores incontroversos.


6.923 marcações (25%)


Comentário: Danilo Borges
Dicas para resolução:
Comentário atualizado com a Reforma Trabalhista:

Ao deixar de se manifestar no prazo dado pelo juiz, o direito do réu de impugnar os cálculos precluiu, de acordo com o § 2º do art. 879 da CLT.

O art. 879 da CLT foi alterado pela Reforma Trabalhista, mas lembramos que nesta prova foi cobrado o texto legal anterior à reforma, já que o edital do XXIV Exame foi publicado antes de sua vigência, que se iniciou em 11/11/2017. 

Antes da reforma, o juiz poderia abrir um prazo de 10 (dez) dias para impugnar os cálculos, sob pena de preclusão. Assim, a abertura desse prazo era uma faculdade do juiz. Uma vez aberto o prazo, a parte que não impugnasse os cálculos perderia o direito (preclusão) de fazê-lo posteriormente.

Com a vigência da Reforma Trabalhista, a preclusão permanece. Porém, o prazo, além de se tornar obrigatório, passou a ser de apenas 8 (oito) dias

Veja o texto já alterado pela Reforma Trabalhista:

Art. 879 - Sendo ilíquida a sentença exequenda, ordenar-se-á, previamente, a sua liquidação, que poderá ser feita por cálculo, por arbitramento ou por artigos. 
(...)
§ 2º Elaborada a conta e tornada líquida, o juízo deverá abrir às partes prazo comum de oito dias para impugnação fundamentada com a indicação dos itens e valores objeto da discordância, sob pena de preclusão. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 13.7.2017)

Pelo exposto, a principal alegação da defesa deveria ser a preclusão do direito à impugnação dos valores da conta de liquidação, objeto dos embargos, argumento que só constou na letra A.

O uso da palavra "apenas" nas letras B e D excluem expressamente a suscitação da preclusão, tornando-as incorretas.

Quanto à tempestividade (letra C), não há o que argumentar, já que o recurso é tempestivo de acordo com o art. 884 da CLT:

Art. 884 - Garantida a execução ou penhorados os bens, terá o executado 5 (cinco) dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exequente para impugnação. 





Comentários  



Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Novembro/2017.

Questões desta Prova

Lista de provas de concursos

Lista de provas da OAB

Notícias sobre Concursos Públicos e provas OAB

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados