JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

2013 (Terceiro)
(XII Exame Unificado - Caderno Tipo I - Branca - Gabarito Definitivo)
Elaboração: FGV

  

Direito Processual Civil

58ª Questão:

A citação é capaz de gerar efeitos processuais e materiais, consoante o que preceitua o Art. 219 do Código de Processo Civil.

Sobre os efeitos da citação, assinale afirmativa correta.

a)Realizada a citação, induz-se a litispendência. Todavia, continua sendo possível a propositura de nova ação idêntica, pois a inafastabilidade da tutela jurisdicional é corolário do Estado Democrático de Direito, devendo-se viabilizar o acesso à justiça.
5.561 marcações (14%)
b)A citação válida, por si só, não é capaz de tornar a coisa ou o direito litigioso, ou seja, estes não passam a estar vinculados ao resultado do processo. Sendo assim, em caso de alienação do bem, será possível, a qualquer tempo, a alteração da legitimidade das partes.
6.977 marcações (17%)
c)A citação válida não é capaz de interromper a prescrição. Sendo assim, somente poderá falar-se em interrupção se a parte assim o requerer ao juiz, devendo este, antes de decidir, possibilitar o contraditório por parte do réu.
6.472 marcações (16%)
d)Em regra, a citação constitui o devedor em mora. Nada obstante, nos casos em que as obrigações não possuam termo certo, é possível constituir o devedor em mora por intermédio do envio de notificação judicial ou extrajudicial.
21.355 marcações (53%)


Comentário: Danilo Borges
Dicas para resolução:
Além do art. 219, citado no enunciado, o candidato deveria conhecer outros artigos do CPC. Veja:

a) Art. 219, 267 inciso V e 301 §§ 1º a 3º CPC

Cuidado com o jogo de palavras!
O examinador tenta confundir o candidato alegando que é possível ajuizar nova ação idêntica pelo princípio da inafastabilidade da tutela jurisdicional. Esse princípio realmente existe e garante o direito de levar uma ação ao judiciário a um julgamento de mérito de uma ação pelo poder judiciário. Entretanto, isso não quer dizer que novas ações idênticas possam ser propostas. Ao ajuizar uma segunda ação idêntica, a segurança jurídica estaria ameaçada, pois seria possível obter uma sentença diferente da primeira. Assim, isso não é permitido. Por isso, ao detectar a litispendência, o juiz deve extinguir o processo sem julgamento de mérito.

b) Art. 219 CPC

c) Art. 219 CPC

d) Art. 219 CPC e 397 § único do CC

Cuidado com o jogo de palavras! (2)
O examinador começa a afirmação com um "Em regra", o que dá a entender que o que virá depois será uma exceção à regra. Entretanto, na segunda frase, ele não apresenta uma exceção à regra. Apenas expõe a possibilidade de constituição em mora por outro meio (notificação judicial ou extrajudicial) no caso de obrigações sem termo certo, conforme prevê o art. 397 do Código Civl.

Código de Processo Civil

Art. 219. A citação válida torna prevento o juízo, induz litispendência e faz litigiosa a coisa; e, ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrição.

Art. 267. Extingue-se o processo, sem resolução de mérito:

(...)

V - quando o juiz acolher a alegação de perempção, litispendência ou de coisa julgada;

Art. 301. (...)

§ 1º Verifica-se a litispendência ou a coisa julgada, quando se reproduz ação anteriormente ajuizada.

§ 2º Uma ação é idêntica à outra quando tem as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido.

§ 3º Há litispendência, quando se repete ação, que está em curso; há coisa julgada, quando se repete ação que já foi decidida por sentença, de que não caiba recurso.


Código Civil

Art. 397. O inadimplemento da obrigação, positiva e líquida, no seu termo, constitui de pleno direito em mora o devedor.

Parágrafo único. Não havendo termo, a mora se constitui mediante interpelação judicial ou extrajudicial.




Comentários  



Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Dezembro/2013.

Questões desta Prova

Lista de provas de concursos

Lista de provas da OAB

Notícias sobre Concursos Públicos e provas OAB

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados