JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

2013 (Terceiro)
(XII Exame Unificado - Caderno Tipo I - Branca - Gabarito Definitivo)
Elaboração: FGV

  

Direito Processual Civil

56ª Questão:

O sistema de execução de decisões modernamente utilizado está muito atrelado à ideia de sincretismo processual. Por essa sistemática, em regra, tornou-se a execução um prolongamento do processo de conhecimento. Passou-se a ter um processo misto que não é mais nem puramente cognitivo nem puramente executivo. O novo sistema permitiu que a obtenção da tutela jurisdicional plena fosse mais rapidamente alcançada. Entretanto, em hipóteses específicas, ainda tem cabimento o processo de execução autônomo.

Assinale a alternativa que contém título executivo judicial a ensejar a execução sincrética.

a)A certidão de dívida ativa da Fazenda Pública da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, correspondente aos créditos inscritos na forma da lei.
9.914 marcações (24%)
b)O instrumento de transação referendado pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública ou pelos advogados dos transatores.
3.128 marcações (8%)
c)A sentença proferida no processo civil que reconheça a existência de obrigação de fazer, não fazer, entregar coisa ou pagar quantia.
23.464 marcações (56%)
d)O crédito, documentalmente comprovado, decorrente de aluguel de imóvel, bem como de encargos acessórios, tais como taxas e despesas de condomínio.
5.049 marcações (12%)


Comentário: Danilo Borges
Dicas para resolução:
Atenção: o jogo de palavras usado na questão pode confundir o candidato desatento, e essa é uma das técnicas usadas pelos examinadores para induzir candidatos ao erro.

Repare que o enunciado começa dizendo que o sistema de execução moderno está ligado à ideia de sincretismo processual. Sincretismo dá a ideia de união. Processo sincrético é aquele que une as funções cognitiva (processo de conhecimento) e executiva (processo de execução) em um só processo. E é justamente essa ideia que é dada na continuação do enunciado.

Ao final, o enunciado cita as exceções, ou seja, diz que há casos de processos de execução autônomos, separados.

E é aí que o aluno se confunde, e tende a procurar nas respostas casos que ensejam processos de execução autônomos, passando por cima da última frase do enunciado, que pede a alternativa que contém título executivo judicial que enseja a execução sincrética.

Na verdade, muitos candidatos nem mesmo dominam o significado do termo sincrético, e acabam simplesmente ignorando essa palavra (e toda a frase que a contém, ignorando também a expressão título executivo judicial) e, por isso, procuram a resposta associada à frase que entenderam melhor, um pouco mais acima (processos de execução autônomos).

E por isso há tantas marcações na letra A, que corresponde a um caso de título executivo extrajudicial (CPC 585 VII) que enseja ação executiva autônoma.

As letras B e D também correspondem a títulos executivos extrajudiciais (CPC art. 585 incisos II e V respectivamente) e, portanto, também ensejam ação executiva autônoma.

A resposta então está na letra C, que corresponde a um título executivo judicial (CPC, art. 475-N inciso I) e que, portanto, admite execução sincrética, ou seja, associada ao processo de conhecimento.

Código de Processo Civil

Art. 475-N. São títulos executivos judiciais:

I - a sentença proferida no processo civil que reconheça a existência de obrigação de fazer, não fazer, entregar coisa ou pagar quantia;

(...)

Art. 585. São títulos executivos extrajudiciais:

(...)

II - a escritura pública ou outro documento público assinado pelo devedor; o documento particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas; o instrumento de transação referendado pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública ou pelos advogados dos transatores;

(...)

IV - o crédito decorrente de foro e laudêmio;

(...)

VII - a certidão de dívida ativa da Fazenda Pública da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, correspondente aos créditos inscritos na forma da lei;







Comentários  



Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Dezembro/2013.

Questões desta Prova

Lista de provas de concursos

Lista de provas da OAB

Notícias sobre Concursos Públicos e provas OAB

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados