JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

2013 (Terceiro)
(XII Exame Unificado - Caderno Tipo I - Branca - Gabarito Definitivo)
Elaboração: FGV

  

Direito Empresarial

51ª Questão:

Laranja da Terra Comércio de Frutas Ltda. requereu sua recuperação judicial e o pedido foi distribuído para a 2ª Vara Cível.

A distribuição do pedido de recuperação produziu como efeito

a)a nomeação pelo juiz do administrador judicial dentre os maiores credores da sociedade em recuperação judicial.
5.867 marcações (13%)
b)a suspensão das ações e execuções ajuizadas anteriormente ao pedido em face do devedor por até 180 - (cento e oitenta) dias.
15.305 marcações (33%)
c)a proibição de alienação ou oneração de bens ou direitos do ativo permanente, salvo evidente utilidade reconhecida pelo juiz, ouvido o Comitê.
16.265 marcações (35%)
d)o afastamento imediato dos administradores e sócios controladores da sociedade até a deliberação dos credores sobre o plano de recuperação.
9.237 marcações (20%)


Comentário: Danilo Borges
Dicas para resolução:
Sobre os efeitos da distribuição do pedido de recuperação judicial, veja o que dispõe a lei 11.101/2005, que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária:

Seção IV
Do Procedimento de Recuperação Judicial

Art. 66. Após a distribuição do pedido de recuperação judicial, o devedor não poderá alienar ou onerar bens ou direitos de seu ativo permanente, salvo evidente utilidade reconhecida pelo juiz, depois de ouvido o Comitê, com exceção daqueles previamente relacionados no plano de recuperação judicial.

Assim, a alternativa que mais se aproxima do texto legal é a letra C.

Entretanto, há professores questinando também essa alternativa, já que ela aponta como única exceção os bens cuja utilidade seja reconhecida pelo juiz. Entretanto, o artigo 66, em sua parte final, também permite a alienação dos bens previamente relacionados no plano de recuperação judicial. Assim, se considerarmos que a alternativa C também está incorreta, não haveria resposta para a questão.




Comentários  



Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Dezembro/2013.

Questões desta Prova

Lista de provas de concursos

Lista de provas da OAB

Notícias sobre Concursos Públicos e provas OAB

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados