JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

2007 (Segundo)
Elaboração: CESPE - UnB

  

Direito Penal e Processo Penal

59ª Questão:

Pedro, funcionário público, deixou de praticar ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo à influência de Daniele, sua namorada.

Nessa situação hipotética, a conduta de Pedro se amolda ao tipo de crime, previsto no Código Penal, de
Comentário: Danilo Borges
Esta questão versa sobre os Crimes contra a Administração Pública, mais especificamente sobre os crimes praticados por Funcionário Público contra a Administração em geral, tratados nos artigos 312 a 327 do Código Penal (Título XI - Capítulo I).

a)tráfico de influência.
447 marcações (11%)
Comentário: Danilo Borges
Alternativa Incorreta.
O crime de tráfico de influência é definido no Código Penal no artigo 332. Repare que o funcionário não praticou nenhuma das ações citadas no artigo (solicitar, exigir, cobrar, obter):
Tráfico de Influência
Art. 332 - Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função.
b)corrupção passiva.
1.316 marcações (32%)
Comentário: Danilo Borges
Alternativa Correta
O crime de Corrupção Passiva está previsto no artigo 317 do Código Penal. Repare como a conduta do funcionário público se encaixa perfeitamente no crime de corrupção passiva privilegiada previsto no § 2º:
Corrupção Passiva
Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem
(...)
§ 2º - Se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem...

c)prevaricação.
1.921 marcações (47%)
Comentário: Danilo Borges
Alternativa Incorreta
O crime de Prevaricação está descrito no Código Penal no artigo 319:
Prevaricação
Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

Uma análise superficial poderia indicar que esta é a alternativa correta. Entretanto, o crime cometido foi melhor descrito no artigo 317, §2º, do Código Penal (Corrupção Passiva). É o que chamamos de conflito aparente de normas, que ocorre quando duas ou mais normas (ou artigos da mesma norma) são aparentemente aplicáveis ao mesmo fato. Nesse caso, aplica-se o princípio da especialidade que indica que a norma mais específica (Corrupção Passiva) prevalece sobre a norma mais geral (Prevaricação).
d)concussão.
414 marcações (10%)
Comentário: Danilo Borges
Alternativa Incorreta
O crime de Concussão está previsto no artigo 316 do Código Penal. Repare que verbo usado na norma (exigir) não corresponde à ação do funcionário público:
Concussão
Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida.




Comentários  



Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Agosto/2007.

Questões desta Prova

Lista de provas de concursos

Lista de provas da OAB

Notícias sobre Concursos Públicos e provas OAB

Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados