JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

2003 (Primeiro)
Elaboração: OAB-MG

  

Direito Penal e Processo Penal

29ª Questão:

A Lei nº 8.930, de 6 de setembro de 1994, inclui o homicídio qualificado no rol dos crimes tachados de hediondos.

Analise este caso:

José Silva, até então sem qualquer condenação ou antecedente criminal, praticou, nos dias 26 de julho de 1990 e 25 de julho de 1993, dois crimes de homicídio qualificado. Em julgamentos realizados em 5 de setembro e 16 de outubro de 1994, foi condenado, em cada um deles, às penas respectivas de 12 e 14 anos de reclusão, e está recolhido desde 16 de fevereiro de 1995, após o trânsito em julgado das decisões.

Assim sendo, considerando-se a possibilidade de obtenção do estágio mínimo exigido para o Livramento Condicional, nos termos do artigo 83 do Código Penal, é CORRETO afirmar que José Silva
Comentário: Danilo Borges
Comentários:
Para analisar esta questão, é importante relembrar o disposto nos artigos 83 e 84 do Código Penal:
CAPÍTULO V
DO LIVRAMENTO CONDICIONAL
Requisitos do livramento condicional
Art. 83 - O juiz poderá conceder livramento condicional ao condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 (dois) anos, desde que:
I - cumprida mais de um terço da pena se o condenado não for reincidente em crime doloso e tiver bons antecedentes;
II - cumprida mais da metade se o condenado for reincidente em crime doloso;
III - comprovado comportamento satisfatório durante a execução da pena, bom desempenho no trabalho que lhe foi atribuído e aptidão para prover à própria subsistência mediante trabalho honesto;
IV - tenha reparado, salvo efetiva impossibilidade de fazê-lo, o dano causado pela infração;
V - cumprido mais de dois terços da pena, nos casos de condenação por crime hediondo, prática da tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, e terrorismo, se o apenado não for reincidente específico em crimes dessa natureza.
Soma de penas
Art. 84 - As penas que correspondem a infrações diversas devem somar-se para efeito do livramento.

a)terá de cumprir 1/3 da pena referente ao primeiro crime e 2/3 da sanção relativa ao segundo, visto que o julgamento ocorreu após a edição da Lei nº 8.930/94.
184 marcações (12%)
Comentário: Danilo Borges
Alternativa Incorreta:
O julgamento deve considerar a lei em vigor no momento do crime, e não no momento do julgamento. Veja o que dispõe o Código Penal:
Código Penal
Tempo do crime
Art. 4º -
Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.
Assim, a afirmação de que, em relação ao seguindo crime, o réu deve cumprir 2/3 da sanção conforme dispõe o inciso V do art. 83 está incorreta, pois na época do crime, o homicídio qualificado ainda não estava incluído no rol dos crimes tachados de hediondos.
b)terá de cumprir 1/3 do total, somando, das duas penas, por ser primário à época dos crimes e esses terem sido cometidos antes da edição da Lei nº 8.930/94.
642 marcações (44%)
Comentário: Danilo Borges
Alternativa correta:
Esta alternativa está de acordo com o art. 83, inciso I, e art.84.
Entretanto, o fato do reú ter cometido dois crimes pode levar alguns a pensar que quanto ao segundo crime, deve ser aplicado o inciso II do art. 83, pois o réu é reincidente. Para esclarecer essa dúvida, é preciso voltar ao art. 63 do Código Penal:
Reincidência
Art. 63 -
Verifica-se a reincidência quando o agente comete novo crime, depois de transitar em julgado a sentença que, no País ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime anterior.
Assim, para efeito da lei penal, o réu não é considerado reincidente, pois o segundo crime foi cometido antes do julgamento do crime anterior.
c)terá de cumprir 2/3 do total, somando, das duas penas, já que os crimes por eles cometidos foram incluídos no rol dos hediondos apenas em 1994, com a edição da Lei nº 8.930.
402 marcações (27%)
Comentário: Danilo Borges
Alternativa incorreta:
Conforme art. 83, inciso I, e art. 84, o cumprimento de 1/3 do total da soma das duas penas é suficiente para a concessão do livramento condicional.
d)não terá direito ao Livramento Condicional, pois cometeu dois crimes com violência contra a pessoa, sendo um deles julgado após a edição da Lei nº 8.930/94.
244 marcações (17%)
Comentário: Danilo Borges
Alternativa incorreta:
A alternativa não está de acordo com o estabelecido pelo art. 83 para o Livramento Condicional, já que não há vedação de concessão em caso de crimes com violência contra a pessoa. Além disso, como já foi dito no comentário da alternativa "a", a Lei 8.930/94 não pode influir no julgamento pois não estava em vigor à época do crime.


Comentário: Danilo Borges


Veja também:

Código Penal



Comentários  



Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Março/2003.

Questões desta Prova

Lista de provas de concursos

Lista de provas da OAB

Notícias sobre Concursos Públicos e provas OAB

Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados