Conteúdo relacionado:
Específico Provas OAB 1ª Fase
Turbine seu rendimento e obtenha + pontos
- Técnicas de Chute valem a pena?
- O que fazer às vésperas e no dia da prova?
Passe em Provas e Concursos
Aula 1 - Como treinar com provas anteriores
Danilo Borges
Aula 2 - Como criar uma base sólida
Alberto Dell’Isola
Aula 3 - A curva do esquecimento
Alberto Dell’Isola
Saiba como se preparar para provas:
- Como criar uma base sólida
- Como treinar com provas anteriores
Treine:
- Provas de Concursos Públicos
- Provas da OAB
Informe-se:
Veja as datas de inscrições e provas da OAB e Concursos Públicos
78ª Questão:
Para o advogado atuar em um processo, é necessário que a parte lhe outorgue poderes por intermédio do mandato. A respeito do mandato, julgue os itens a seguir.
I - No âmbito do processo trabalhista, em instância recursal, é admissível a concessão de prazo para a juntada do mandato, conforme dispõe o art. 37 do CPC.
II - Na forma do art. 13 do CPC, na fase recursal da justiça trabalhista é admissível a regularização da representação processual.
III - Na fase recursal da justiça do trabalho, é inadmissível a regularização da representação processual, pois a aplicação do art. 13 do CPC se dá apenas ao juízo de 1.º grau.
Assinale a opção correta.
A resposta para esta questão encontra-se definida na súmula 383 do Eg. TST.
Nº 383 MANDATO. ARTS. 13 E 37 DO CPC. FASE RECURSAL. INAPLICABILIDADE (conversão das Orientações Jurisprudenciais nºs 149 e 311 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005
I - É inadmissível, em instância recursal, o oferecimento tardio de procuração, nos termos do art. 37 do CPC, ainda que mediante protesto por posterior juntada, já que a interposição de recurso não pode ser reputada ato urgente. (ex-OJ nº 311 da SBDI-1 - DJ 11.08.2003)
II - Inadmissível na fase recursal a regularização da representação processual, na forma do art. 13 do CPC, cuja aplicação se restringe ao Juízo de 1º grau. (ex-OJ nº 149 da SBDI-1 - inserida em 27.11.1998)
Desta forma, a alternativa correta é a letra "c".
a) | Apenas o item I está certo.![]() |
b) | Apenas o item II está certo.![]() |
c) | Apenas o item III está certo. ![]() ![]() |
d) | Todos os itens estão certos.![]() |