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10ª Questão:
Segundo Kant, em seu livro Fundamentação da Metafísica dos Costumes, cada indivíduo, como ser moral, possui uma dignidade que lhe é própria.
Assinale a afirmativa que, segundo Kant, no livro em referência, mostra como a dignidade deve ser entendida.
a) | Como o conjunto dos direitos fundamentais que devem ser assegurados pelo Estado e que permitem a cada indivíduo o exercício de sua plena cidadania.
|
b) | Como o valor moral da humanidade que, por isso mesmo, deve ser sempre posto em cálculo ou confronto com qualquer coisa que possua um preço, a fim de se verificar o que deve prevalecer.
|
c) | Como o valor do trabalho livre de uma pessoa no processo de transformação da natureza em bens de consumo úteis à existência e ao desenvolvimento econômico e moral da sociedade.
|
d) | Como aquilo que não possui um preço - valor relativo -, mas um valor íntimo, ou seja, uma condição graças à qual algo deve ser considerado um fim em si mesmo. |
"Segundo Kant, em seu livro Fundamentação da Metafísica dos Costumes, cada indivíduo, como ser moral, possui uma dignidade que lhe é própria."
📌 O que você precisa fazer?
Identificar, segundo Kant, qual das alternativas explica corretamente o que é dignidade - naquele livro específico, não em outro contexto qualquer.
Filósofo alemão do século XVIII.
Defensor de uma moral baseada na razão.
Criador da chamada ética deontológica (ética do dever).
Todo ser humano deve ser tratado como um fim em si mesmo, e nunca como um meio para os fins de outros.
A dignidade é aquilo que não tem preço, não pode ser trocado por nada, porque está ligado ao valor moral e à capacidade racional da pessoa.
Preço = valor relativo, coisas que podem ser comparadas, trocadas.
Dignidade = valor absoluto, que não admite comparação.
Significa que o ser humano não pode ser usado como instrumento para atingir outro objetivo. Sua existência tem valor próprio.
"Como o conjunto dos direitos fundamentais que devem ser assegurados pelo Estado e que permitem a cada indivíduo o exercício de sua plena cidadania."
📖 Tradução simples: Dignidade seria o mesmo que ter direitos garantidos pelo Estado que asseguram cidadania plena.
🚫 Por que está errada para Kant?
Esse conceito de dignidade é moderno e político, baseado na Constituição e nos direitos humanos, mas não é a visão filosófica de Kant.
Kant não define dignidade como algo concedido pelo Estado, mas como um valor inerente à pessoa, pela sua capacidade racional e moral.
Aqui, a dignidade está sendo tratada como algo funcional ou jurídico, o que não condiz com a metafísica kantiana.
"Como o valor moral da humanidade que, por isso mesmo, deve ser sempre posto em cálculo ou confronto com qualquer coisa que possua um preço, a fim de se verificar o que deve prevalecer."
📖 Tradução simples: Dignidade é um valor que pode ser comparado com outras coisas que têm preço, para ver o que vale mais.
🚫 Por que está errada para Kant?
Essa alternativa parece elogiosa, mas contém uma armadilha lógica: Kant proíbe comparar dignidade com coisas que têm preço.
Dignidade não entra em cálculo, não se mede, não se compara com nada que tenha valor relativo.
Justamente porque é um valor absoluto, ela não pode ser confrontada com nenhum bem.
"Como o valor do trabalho livre de uma pessoa no processo de transformação da natureza em bens de consumo úteis à existência e ao desenvolvimento econômico e moral da sociedade."
📖 Tradução simples: Dignidade seria o valor do trabalho de transformar recursos naturais em produtos úteis à sociedade.
🚫 Por que está errada para Kant?
Essa definição tem tom economicista/marxista, ligando dignidade ao valor do trabalho e ao papel produtivo da pessoa.
Kant não associa dignidade ao trabalho, nem à utilidade, mas sim à capacidade racional e à autonomia moral.
Reduzir a dignidade à função econômica contraria completamente o ideal kantiano de "fim em si mesmo".
"Como aquilo que não possui um preço - valor relativo -, mas um valor íntimo, ou seja, uma condição graças à qual algo deve ser considerado um fim em si mesmo."
📖 Tradução simples: Dignidade é algo que não tem preço, tem valor próprio e absoluto, e por isso deve ser tratado como fim em si mesmo.
✅ Por que está correta?
Está praticamente citando as palavras de Kant:
"No reino dos fins, tudo tem um preço ou uma dignidade."
"Aquilo que tem preço pode ser substituído por outra coisa equivalente. Aquilo que é acima de todo preço e, portanto, não admite equivalente, tem dignidade."
A referência ao "fim em si mesmo" é central na ética kantiana.
A alternativa que melhor representa a concepção de dignidade segundo Kant, especialmente no livro Fundamentação da Metafísica dos Costumes, é:
Porque expressa com exatidão que a dignidade é o valor moral absoluto da pessoa, que não pode ser medido, comparado ou trocado e que exige que o ser humano seja sempre tratado como fim em si mesmo, nunca como meio.