Conteúdo relacionado:
Específico Provas OAB 1ª Fase
Turbine seu rendimento e obtenha + pontos
- Técnicas de Chute valem a pena?
- O que fazer às vésperas e no dia da prova?
Passe em Provas e Concursos
Aula 1 - Como treinar com provas anteriores
Danilo Borges
Aula 2 - Como criar uma base sólida
Alberto Dell’Isola
Aula 3 - A curva do esquecimento
Alberto Dell’Isola
Saiba como se preparar para provas:
- Como criar uma base sólida
- Como treinar com provas anteriores
Treine:
- Provas de Concursos Públicos
- Provas da OAB
Informe-se:
Veja as datas de inscrições e provas da OAB e Concursos Públicos
10ª Questão:
A obra de Hans Kelsen é de fundamental importância para o Direito e segue estudada e discutida até os dias atuais.
Acerca de sua Teoria Pura do Direito, assinale a afirmativa correta.
a) | O autor nega a influência e a conexão entre Sociologia, Ética e Política com o Direito, de modo que apenas ignorando essas disciplinas seria possível construir uma teoria verdadeiramente pura.
|
b) | A pureza a que o autor alude possui sentido metodológico, diferenciando Direito da Ciência do Direito, a fim de excluir de sua análise tudo aquilo que não pertença ao seu objeto de estudo. |
c) | Em sua obra Teoria Pura do Direito, Kelsen trata de ciência jurídica e não política do Direito, motivo pelo qual busca responder como deve ser o Direito e como ele deve ser feito.
|
d) | A conexão entre o Direito e os elementos essenciais à sua compreensão, como a Teoria Política, motivou Kelsen a incorporar esses elementos na elaboração da Teoria Pura do Direito, pois indissociáveis.
|
a) O autor nega a influência e a conexão entre Sociologia, Ética e Política com o Direito, de modo que apenas ignorando essas disciplinas seria possível construir uma teoria verdadeiramente pura.
Incorreta: A alternativa, em resumo, diz que Kelsen achava que o direito não tinha nada a ver com sociologia, ética ou política. Mas, na verdade, ele sabia que essas áreas influenciam o direito. Ele só que queria estudar o direito sem misturar essas coisas. De fato, Kelsen defende a separação entre o direito e outras disciplinas, como a sociologia, a ética e a política, para manter a pureza metodológica do direito. No entanto, ele não nega a influência dessas disciplinas sobre o direito na prática, mas apenas defende que a ciência jurídica deve ser estudada separadamente. A afirmativa, portanto, apresenta um exagero, uma deturpação, uma extrapolação da visão de Kelsen, o que a torna incorreta.
b) A pureza a que o autor alude possui sentido metodológico, diferenciando Direito da Ciência do Direito, a fim de excluir de sua análise tudo aquilo que não pertença ao seu objeto de estudo.
Correta: Kelsen falava de "pureza" para dizer que queria estudar o direito de uma maneira bem específica, sem misturar com outras áreas como política ou moral. Ele queria entender o direito como ele é, sem influências externas. Kelsen utiliza o termo "pureza" no sentido metodológico para diferenciar a ciência do direito (como uma disciplina acadêmica) do próprio direito (conjunto de normas existentes), buscando excluir da análise jurídica todos os elementos que não pertençam diretamente ao objeto de estudo da ciência jurídica, como aspectos sociológicos, políticos e morais.
c) Em sua obra Teoria Pura do Direito, Kelsen trata de ciência jurídica e não política do Direito, motivo pelo qual busca responder como deve ser o Direito e como ele deve ser feito.
Incorreta: Kelsen não busca responder "como deve ser o Direito e como ele deve ser feito" - essa seria uma abordagem normativa ou prescritiva. Seu objetivo é entender e explicar o direito existente, de forma científica, sem dizer se é certo ou errado. Kelsen busca descrever e analisar o direito tal como ele é (análise descritiva e científica), sem fazer juízos de valor (dizer se é bom ou ruim) e nem prescrições normativas (determinar como deve ser o Direito e como ele deve ser feito).
d) A conexão entre o Direito e os elementos essenciais à sua compreensão, como a Teoria Política, motivou Kelsen a incorporar esses elementos na elaboração da Teoria Pura do Direito, pois indissociáveis.
Incorreta: A alternativa contraria a proposta fundamental de Kelsen. Ele especificamente defende que a ciência jurídica deve ser separada de outras áreas como a teoria política, justamente para manter sua pureza metodológica.