JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

2022 (Segundo)
(35º Exame de Ordem Unificado (OAB XXXV) - Caderno Tipo I - Branco - Gabarito Definitivo (Prova aplicada em 03/07/2022))
Elaboração: FGV

  

Direito Empresarial

50ª Questão:

Pimenta Bueno Lojas de Conveniência Ltda. está realizando ampla divulgação do seu sistema de franquia empresarial para amealhar novas franqueadas e expandir seus negócios fora do Estado de sua sede.

Nesse sentido, você é consultado(a), como advogado(a), sobre o contrato de franquia empresarial e os direitos do franqueado. Assinale a opção que apresenta, corretamente, sua resposta.
Atenção: esta questão foi anulada!

a)O franqueado tem direito a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associadas ao direito de produção ou de distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços.
2.206 marcações (29%)
b)O franqueado tem a garantia, obrigatória por lei, de exclusividade sobre o território de sua atuação.
1.500 marcações (20%)
c)O franqueado tem o direito de informação sobre as regras de concorrência territorial entre as unidades do franqueador e as suas, sendo a divulgação destas regras essencial no sistema de franquia.
3.131 marcações (41%)
d)O franqueado tem o direito de realizar vendas ou prestar serviços fora do seu território ou realizar exportações, sem que para isso dependa de autorização do franqueador.

853 marcações (11%)


Comentário: Danilo Borges
Dicas para resolução:
A letra A traz cópia de trecho do art. 1º da Lei de Franquias (Lei 13.966/2019). Por isso, essa letra foi considerada, originalmente, o gabarito da questão:

Art. 1º  Esta Lei disciplina o sistema de franquia empresarial, pelo qual um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento.

Já o inciso XI do art. 2º traria o fundamento legal para as demais alternativas:

Art.  2º Para a implantação da franquia, o franqueador deverá fornecer ao interessado Circular de Oferta de Franquia, escrita em língua portuguesa, de forma objetiva e acessível, contendo obrigatoriamente:

(...)

XI - informações relativas à política de atuação territorial, devendo ser especificado:

a) se é garantida ao franqueado a exclusividade ou a preferência sobre determinado território de atuação e, neste caso, sob que condições;

b) se há possibilidade de o franqueado realizar vendas ou prestar serviços fora de seu território ou realizar exportações;

c) se há e quais são as regras de concorrência territorial entre unidades próprias e franqueadas;

Comparando as alternativas B e D a essas informações, percebe-se que ambas estão incorretas:

A lei não garante ao franqueado a exclusividade sobre o território de atuação. É a Circular de Oferta de Franquia que estabelecerá se essa garantia existirá ou não. (B)

A lei também não garante ao franqueado o direito a realizar vendas ou prestar serviços fora de seu território ou realizar exportações. É a Circular de Oferta de Franquia que estabelecerá se isso será possível ou não. (D)

Já em relação à letra C, em um primeiro momento, a banca tentou criar uma pegadinha com a expressão "sendo a divulgação destas regras essencial no sistema de franquia". É que a alínea c do inciso XI estabelece a possibilidade de não existirem regras de concorrência territorial entre unidades próprias e franqueadas. Assim, se a lei cria a faculdade de haver ou não essas regras, elas não poderiam ser consideradas essenciais ao sistema de franquia. 

Entretanto, após recurso, a banca optou por considerar que a alternativa C também estaria correta. 

Apesar de não haver obrigatoriedade de se estabelecer regras de concorrência territorial, é necessário especificar, ao menos, se essas regras existem. Assim, mesmo que essas regras não existam, a alínea c do inciso XI torna obrigatória a divulgação dessa informação. Nesse caso, não ter nenhuma regra é, justamente, a regra adotada. Nesse caso, a divulgação da regra de não ter regras é obrigatória e, portanto, essencial no sistema de franquia. 

Com duas alternativas corretas, a banca não teve outra alternativa a não ser anular a questão.






Comentários  



Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Julho/2022.

Questões desta Prova

Lista de provas de concursos

Lista de provas da OAB

Notícias sobre Concursos Públicos e provas OAB

Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados