JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

2021 (Segundo)
(33º Exame de Ordem Unificado (OAB XXXIII) - Caderno Tipo I - Branco - Gabarito Definitivo (Prova aplicada em 17/10/2021))
Elaboração: FGV

  

Direito Ambiental

33ª Questão:

Determinado empreendedor requereu ao órgão ambiental competente licença ambiental para indústria geradora de significativa poluição atmosférica, que seria instalada em zona industrial que, contudo, já está saturada.

Após a análise técnica necessária, feita com base nos riscos e impactos já de antemão conhecidos em razão de certeza científica, concluiu-se que os impactos negativos decorrentes da atividade não poderiam sequer ser mitigados a contento, diante da sinergia e cumulatividades com as atividades das demais fábricas já existentes na localidade.

Assim, o órgão ambiental indeferiu o pedido de licença, com objetivo de impedir a ocorrência de danos ambientais, já que sabidamente a atividade comprometeria a capacidade de suporte dos ecossistemas locais.

Assinale a opção que indica o princípio de Direito Ambiental em que a decisão de indeferimento do pedido de licença está fundada específica e diretamente.

a)Princípio da precaução, eis que a operação do empreendimento pretendido causa riscos hipotéticos que devem ser evitados.
1.253 marcações (12%)
b)Princípio da prevenção, eis que a operação do empreendimento pretendido causa perigo certo, com riscos previamente conhecidos.
7.050 marcações (67%)
c)Princípio do poluidor-pagador, eis que a operação do empreendimento pretendido está condicionada à adoção das cautelas ambientais cabíveis para mitigar e reparar os danos ambientais.
1.230 marcações (12%)
d)Princípio da responsabilidade ambiental objetiva, eis que a operação do empreendimento pretendido está condicionada ao prévio depósito de caução para garantir o pagamento de eventuais danos ambientais.

944 marcações (9%)


Comentário: Danilo Borges
Dicas para resolução:

Os princípios da Prevenção e Precaução tem o mesmo objetivo: antecipar-se a problemas ambientais para impedir a ocorrência de danos.

A diferença é, em breve resumo, que o Princípio da Prevenção impõe medidas acautelatórias para situações nas quais há riscos concretos, já bem conhecidos e previsíveis, enquanto o Princípio da Precaução trabalha com hipóteses mais abstratas, nas quais o risco é possível, mas incerto quanto à sua extensão e duvidoso quanto à sua ocorrência.

No enunciado, fala-se em "riscos e impactos já de antemão conhecidos em razão de certeza científica". Assim, pode-se concluir que a decisão de indeferimento está fundada no Princípio da Prevenção (letra B).

Os demais princípios não se relacionam com a situação de indeferimento de pedido de licença ambiental descrita no enunciado. 





Comentários  



Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Outubro/2021.

Questões desta Prova

Lista de provas de concursos

Lista de provas da OAB

Notícias sobre Concursos Públicos e provas OAB

Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados