JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Prova Concurso Público
Polícia Civil/RS
Delegado Civil - Maio/2018
Elaboração: Fundatec

Direito Penal

8ª Questão:

Vitalina quer matar o marido Aderbal, envenenado. Coloca veneno no café com leite que acabou de preparar para ele. Enquanto aguardava o marido chegar na cozinha, para tomar a bebida, distraiu-se e não percebeu que a filha Ritinha entrou no local e tomou a bebida, preparada para o pai. Ritinha, socorrida pela mãe, morre a caminho do hospital. Nessa hipótese, considerando o Código Penal e a doutrina, assinale a alternativa correta.

a)Vitalina deverá responder por homicídio culposo, já que não teve a intenção de matar a filha.
201 marcações (11%)
b)Na hipótese de Vitalina vir a ser condenada, o juiz sentenciante poderá aplicar a ela o perdão judicial.
202 marcações (11%)
c)Vitalina deverá responder por homicídio doloso, restando configurada situação denominada de aberratio ictus por acidente.
926 marcações (51%)
d)Vitalina não responderá por homicídio, em razão de ter havido aberratio ictus.
67 marcações (4%)
e)Vitalina responderá por homicídio doloso, restando configurada situação de aberratio ictus por erro no uso dos meios de execução.
414 marcações (23%)


Comentário: Danilo Borges
Dicas para resolução:

Esta questão foi objeto de recurso por parte dos candidatos. Segue a justificativa da banca para manutenção do Gabarito Preliminar (Letra C):

A ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA C.

A - INCORRETA, é hipótese de aberratio ictus por acidente, ou seja, irá responder como se tivesse matado a pessoa que pretendia, no caso, o marido, nos termos do art. 73 do Código Penal. 

Art. 73 do CP - Quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execução, o agente, ao invés de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, responde como se tivesse praticado o crime contra aquela, atendendo-se ao disposto no § 3º do art. 20 deste Código. No caso de ser também atingida a pessoa que o agente pretendia ofender, aplica-se a regra do art. 70 deste Código 

Há duas sub-espécies de aberratio ictus em sentido estrito: 
(a) por erro na execução e 
(b) por acidente. 

a) Erro na execução: na aberratio ictus (em sentido estrito) por erro na execução a pessoa pretendida está presente no local dos fatos, mas não é atingida. O agente (que quer matar "A" e acaba matando "B") responde pelo crime normalmente, porque a pessoa atingida se equivale à pessoa pretendida (teoria da equivalência). 

Crime único: considerando-se que só um terceiro foi atingido (a pessoa pretendida não foi alcançada), só se pode falar (aqui) em crime único, isto é, há um só crime: "A" disparou contra "B", errou e matou "C". Uma só pessoa foi atingida. Há um só crime (homicídio consumado). Para o CP, nesse caso, devemos desconsiderar a pessoa pretendida. 

Ademais, para o efeito da pena, é como se tivesse atingido a pessoa que queria (CP, art. 20, § 3º). 

b) Erro por acidente: na aberratio ictus (em sentido estrito) por acidente a pessoa pretendida também não é atingida, mas, diferentemente da aberratio ictus por erro na execução, a pessoa visada pode estar ou não presente no local dos fatos. A mulher pretendia matar o marido e colocou veneno na marmita, mas foram seus filhos que acabaram morrendo, por terem ingerido a refeição. (GOMES, Luis Flávio. Aberratio ictus por acidente ou por erro na execução. Artigo disponível em: <https://jus.com.br/artigos/9436/aberratio-ictus-por-acidente-ou-por-erro-na-execucao>).

B - INCORRETA, pois somente há a possibilidade de concessão do perdão judicial, quando o homicídio for culposo, nos termos do parágrafo 5º do artigo 121 do CP, que não é o caso da hipótese apresentada.

Art. 121 CP [.] § 5º - Na hipótese de homicídio culposo, o juiz poderá deixar de aplicar a pena, se as conseqüências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária.

C - CORRETA

D - INCORRETA - vide resposta à letra A

E - INCORRETA - vide resposta à letra A


Veja também:
GOMES, Luis Flávio. Aberratio ictus por acidente ou por erro na execução






Comentários  



Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Maio/2018.

Questões desta Prova

Lista de provas de concursos

Lista de provas da OAB

Notícias sobre Concursos Públicos e provas OAB

Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados