JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

2019 (Segundo)
(29º Exame de Ordem Unificado (OAB XXIX) - Caderno Tipo I - Branco - Gabarito Definitivo (Prova aplicada em 30/06/2019))
Elaboração: FGV

  

Estatuto da OAB/Código de Ética

3ª Questão:

A Sociedade de Advogados X pretende associar-se aos advogados João e Maria, que não a integrariam como sócios, mas teriam participação nos honorários a serem recebidos.

Sobre a pretensão da Sociedade de Advogados X, de acordo com o disposto no Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta.

a)É autorizada, contudo deve haver formalização em contrato averbado no registro da Sociedade de Advogados. A associação pretendida deverá implicar necessariamente vínculo empregatício.
7.997 marcações (16%)
b)É autorizada, contudo deve haver formalização em contrato averbado no registro da Sociedade de Advogados. A associação pretendida não implicará vínculo empregatício.
28.454 marcações (55%)
c)É autorizada, independentemente de averbação no registro da Sociedade. A associação pretendida não implicará vínculo empregatício.
7.446 marcações (14%)
d)Não é autorizada, pois os advogados João e Maria passariam a integrar a Sociedade X como sócios, mediante alteração no registro da sociedade.
7.563 marcações (15%)


Comentário: Danilo Borges
Dicas para resolução:

É possível que uma Sociedade de Advogados se associe a outros advogados para que eles tenham participação nos honorários?


Sim, isso é possível.

Os advogados associados teriam que se tornar sócios da sociedade?


Não, eles não precisam ser sócios. Eles podem ser simplesmente associados.

Então um advogado sócio não é a mesma coisa que um advogado associado?


Advogado sócio e advogado associado não são termos sinônimos.

O que é um Advogado Sócio de uma Sociedade de Advogados?


O advogado sócio é um advogado que integra a sociedade e figura em seu contrato social, participando de todos os lucros e prejuízos gerados por todas as suas atividades.

O que é um Advogado Associado a uma Sociedade de Advogados?


O advogado associado não faz parte da sociedade. Ele tem apenas um contrato específico com a sociedade de advogados. 

Esse contrato define as funções profissionais a serem exercidas por cada uma das partes (sociedade e advogado associado) em determinadas atividades ou ações judiciais específicas. 

O contrato também estipula livremente os critérios para a partilha dos resultados referentes à atividade advocatícia contratada. 

Assim, o advogado associado só participará dos lucros e prejuízos gerados pela atividade contratada nos termos do contrato.

Os advogados associados serão empregados da sociedade?


Não, a associação entre uma sociedade de advogados e advogados avulsos será regida por um contrato de associação e, portanto, não gerará vínculo de emprego.

O contrato de associação entre uma sociedade de advogados e um advogado deve ser registrado em algum lugar?


Sim, o contrato de associação entre uma sociedade de advogados e um advogado deve ser averbado no registro da Sociedade de Advogados.

Confira a legislação:


REGULAMENTO GERAL  DO ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB

CAPÍTULO IV
Da Sociedade de Advogados


Art. 39.
A sociedade de advogados pode associar-se com advogados, sem vínculo de emprego, para participação nos resultados.


Parágrafo único. Os contratos referidos neste artigo são averbados no registro da sociedade de advogados.

Se o candidato não tivesse o conhecimento necessário para resolver a questão, como poderia raciocinar para aumentar suas chances de acerto?


Nesse caso, o senso comum poderia levar o candidato a pensar que sócio e associado seriam sinônimos. E isso dificultaria a correta análise dessa questão.

Mas mesmo que não soubesse a diferença entre advogado sócio e advogado associado, poderia desconfiar da alternativa A, que diz que a associação implica necessariamente vínculo empregatício. Afinal, seria estranho que um advogado fosse sócio ou associado e empregado ao mesmo tempo. Assim, eliminaria a letra A e, pelo menos, aumentaria suas chances de 25% para 33%. 

Se considerasse que a prova é da OAB, ou seja, um órgão que tem por papel organizar as regras referentes aos advogados e à advocacia, ficaria tentado a pensar que a OAB deveria, de alguma forma, controlar essas sociedades entre advogados. Pensando assim, provavelmente acharia razoável que fosse necessário averbar a associação no Registro da Sociedade de Advogados, para dar publicidade a todos e para que a OAB ficasse ciente do fato. Se pensasse nisso, eliminaria também a letra C, aumentando suas chances para 50%.

Restaria a dúvida entre as letras B e D. Se o candidato pelo menos soubesse que existe a possibilidade de associação de um advogado a uma sociedade, ou seja, soubesse que advogado sócio é diferente de advogado associado, responderia a questão sem problemas. Entretanto, a falta desse conhecimento poderia levá-lo a marcar justamente a alternativa incorreta. 







Comentários  



Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Junho/2019.

Questões desta Prova

Lista de provas de concursos

Lista de provas da OAB

Notícias sobre Concursos Públicos e provas OAB

Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados