Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Informática - Barramentos de entrada e saída
O que é AGP?


O que é AGP?

AGP - AGP (do inglês, Accelerated Graphics Port, ou Porta Gráfica Acelerada) é um barramento desenvolvido pela INTEL para conectar uma placa aceleradora gráfica (placa de vídeo).

As principais vantagens do AGP em relação ao barramento PCI são: A velocidade em que os dados trafegam e a possibilidade da placa de vídeo acessar diretamente a memória RAM para armazenar texturas de imagens em 3D, sem passar pelo processador.

Assim como vários outros itens de um computador, o AGP foi evoluindo com o tempo e possui 4 versões: O AGP, que possui transferência máxima de dados de 266 MB/s (Megabytes por segundo), seguido das versões AGP 2x, AGP 4x e AGP 8x. Estas versões, apesar de manter a freqüência de operação do barramento operando em 66 Mhz, permitem 2, 4 e 8 transferências de dados por ciclo de clock, proporcionando maior quantidade de dados por segundo.

Já existe um barramento chamado PCI Express que veio substituir o AGP. Este padrão possui uma tecnologia de transferência superior ao AGP, contando com velocidades de transferências mais rápidas.



Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados