Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Informática - Barramentos de entrada e saída
O que é SATA?


O que é SATA?

SATA (Serial Ata) – Sigla de Serial Advanced Technology Attachment (tecnologia avançada de anexo em série), é uma tecnologia de transferência de dados de dispositivos de armazenamento em massa (como disco rígido ou drives de cd/dvd). A transmissão é feita de forma serial, ou seja, os bits são passados um atrás do outro.

Este forma de transmissão veio substituir o padrão PATA (Paralell ATA, somente ATA ou IDE), pois possui velocidades de transferências bem mais elevadas.

No padrão PATA, os dados são transferidos de forma paralela, ou seja, vários bits são transferidos juntos, lado a lado. Já no SATA os bits são transmitidos em série, um atrás do outro.

Aparentemente, temos a impressão que a velocidade no padrão PATA, em paralelo, é mais rápida. Mas não é isso que acontece. Neste caso, há muita perda de dados ocasionada por interferências, chamado também de ruído.

No padrão SATA praticamente não há esta perda de dados, pois o cabo utilizado para conexão possui apenas 4 vias e é blindado (contra 40 ou 80 vias na conexão PATA), o que praticamente elimina o ruído.

Outra vantagem do SATA é a transferência de dados, que possui frequências maiores que o PATA, resultando em maior velocidade de transmissão.

Veja a velocidade de transferência de dados do padrão SATA em cada uma de suas versões:

 SATA I – 150 MB/s (Megabytes por segundo)

SATA II – 300 MB/s (Megabytes por segundo)

SATA III - 600 MB/s (Megabytes por segundo)




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados