Perguntas e Respostas sobre Direito Coletivo do Trabalho - Greve no setor privado
A Constituição Federal brasileira assegura a livre associação profissional ou sindical e consagra o sistema da unicidade ou pluralidade sindical?

“ (...) Com a Constituição Federal de 1988, os sindicatos adquiriram autonomia como sociedades privadas, desvinculadas do poder público e somente ficaram presas a algumas normas específicas, como o princípio da unicidade sindical e a obediência a certos requisitos para a prática de atos de greve, além da obediência a normas gerais que regulam as relações de trabalho. (...)

“ (...)Unicidade sindical é impossibilidade legal de se constituírem mais de uma entidade sindical da mesma categoria em uma mesma base territorial.(...)”

Esta questão foi discutida na primeira semana de nosso estudo temático, merecendo uma análise mais criteriosa no Curso: Noções Introdutórias em Direito Coletivo do Trabalho.




Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Recomende ao Google:

Conte aos seus seguidores:

indique esta página a um amigo Indique aos amigos



Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Comentários  



Cursos Online Gratuitos
Basta clicar para começar a aprender

Estude grátis!
São mais de 800 cursos sobre Direito, Português e Desenvolvimento Pessoal, todos online.

Veja a lista de cursos