Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Direito Empresarial - Empresário individual
A atividade empresarial pode ser exercida por uma única pessoa?


A atividade empresarial pode ser exercida por uma única pessoa?

A empresa pode ser exercida por uma única pessoa (empresário individual) ou sob a forma de sociedade, que é a reunião de sócios com o mesmo propósito.

 

Vale ressaltar que o empresário individual, por exercer sozinho a atividade empresarial, sofre certas restrições. Com relação ao nome empresarial, o empresário individual só pode usar firma ou razão individual, que é formado pelo nome do empresário individual, podendo o mesmo acrescentar somente a palavra que identifique a especialidade.

 

O empresário individual se inscreve no CNPJ, e arquiva seus atos constitutivos na Junta Comercial, mas não possui personalidade jurídica. A inscrição se dá apenas para este gozar de privilégios fiscais, tributários e demais benefícios conferidos aos empresários, o que não se confunde com a personalidade jurídica.

 

Em relação à responsabilidade do empresário individual, tem-se que a mesma é ilimitada, ou seja, o empresário pode vir a ter seus bens pessoais atingidos pelas obrigações da empresa, pois o patrimônio da empresa se confunde com o patrimônio pessoal do empresário.




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados