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Perguntas e Respostas sobre Locação - Despesas Ordinárias de Condomínio
O que realmente pode ser considerado como despesas ordinárias de responsabilidade do locatário?


O que realmente pode ser considerado como despesas ordinárias de responsabilidade do locatário?

São consideradas despesas ordinárias de condomínio aquelas necessárias  à sua administração e conservação, dentre  as quais se destacam as seguintes:

 

- Os salários e encargos trabalhistas, previdenciários e sociais dos  empregados do condomínio; o consumo de água e esgoto, gás, força e  luz   das áreas  de uso comum; a limpeza,  manutenção, conservação e pintura dos elevadores, porteiro eletrônico, antenas coletivas  e das  demais instalações e dependências de uso comum, bem como as de lazer e esporte,   ou dos empregados.

 

- Os pequenos reparos   nas dependências e áreas comuns, bem como a manutenção elétrica e hidráulica, que serão  rateados  proporcionalmente entre os   Locatários, como  despesa ordinária,  e ainda o  rateio de saldo devedor, quando houver,  salvo aquele referentes a períodos anteriores à locação.

 

- Finalmente, deverá ser  incluída nas  despesas ordinárias a reposição do fundo de reserva, total  ou parcialmente utilizado no custeio  ou complementação das  despesas  tidas como ordinárias, salvo se referentes a período anterior ao da locação.




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