Perguntas e Respostas sobre Locação - diversos
Não sei qual é o verdadeiro direito do proprietário e sequer se nas locações residenciais o direito de retomada de imóvel é igual para todos ou se existem privilégios. Pode esclarecer ?

Resposta:

 

É de ser observado que,  com o advento da nova Lei do Inquilinato,  ficam  patentes três categorias distintas de locações residenciais,  e cada  qual tem direitos, obrigações e procedimentos próprios.

 

A  primeira,  que se refere à locação  pactuada  por escrito, para viger  durante prazo  igual ou superior a   30 meses,  goza  do benefício da  denúncia  vazia, portanto, é vantajosa  para o proprietário  que poderá retomar o imóvel ao fim do  prazo  estabelecido sem necessidade de comprovar qualquer motivo, bastando  não se interessar por continuar com a locação.

 

A segunda,  quando  pactuada por prazo menor que  30 meses,  nãodireito  à “denúncia  vazianem mesmo depois de vencido o contrato,  e    poderá  ser rescindida  em situações em  que  haja motivos ou prazos  previstos pela Lei, ou seja, depende de motivação legal para que o proprietário possa retomar o imóvel.

 

A  terceira, que é a locação que vier a ser automaticamente prorrogada “por prazo indeterminado” ao fim do contrato  de trinta meses  (naquelas situações em que o Locador não  providenciou a retomada  do imóvel em trinta dias), ou ainda as locações antigas que automaticamente passaram a viger por prazo indeterminado por força da nova Lei. Nestas hipóteses  o proprietário poderá gozar dos benefícios da denúncia vazia mas deverá notificar o inquilino com antecedência de 30 dias.

 

Finalmente, é importante destacar   que  todas as locações residenciais, com contrato escrito ou verbal, que vigerem ininterruptamente por prazo superior a   5  anos,  depois da Lei 8.245/91, e se encontrarem  vigorando por prazo indeterminado,  poderão ser denunciadas com fundamento na denúncia vazia mediante notificação com prazo de desocupação de 30 (trinta) dias.




Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Recomende ao Google:

Conte aos seus seguidores:

indique esta página a um amigo Indique aos amigos



Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Comentários  



Cursos Online Gratuitos
Basta clicar para começar a aprender

Estude grátis!
São mais de 800 cursos sobre Direito, Português e Desenvolvimento Pessoal, todos online.

Veja a lista de cursos