Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Desenvolvimento Pessoal - Monografia
De acordo com as normas da ABNT, como são colocadas as notas em uma "Monografia"?


De acordo com as normas da ABNT, como são colocadas as notas em uma "Monografia"?

Logo depois da citação, as referências a autor e obra podem vir em nota ou entre parênteses. Estas referências precisam conter necessariamente o sobrenome do autor e a página de onde a citação foi extraída, mas podem trazer o título da obra ou o ano da edição utilizada.

Outros recursos capazes de imprimir fluência ao texto são as notas, que usadas com bom senso, facilitam a transmissão da grande quantidade de dados de todo texto cientifico.

As notas servem para complementar alguma informação do texto e reproduzir, no original, citações que aparecem traduzidas no corpo do texto, servem também para indicar outras fontes bibliográficas, fazendo remissão a outras obras, amplia informações e trazem à tona possíveis oposições à sua idéia.

Você deve inserir as notas ao pé da página ou no fim do trabalho, sabendo que a primeira opção facilita bem a leitura. Elas devem ser digitadas em espaço simples e em letra menor que a do texto (fonte nº10). Já entre duas notas de rodapé, deixa-se um espaço duplo.

A nota de rodapé é sempre indicada por número que deverá ser repetido no rodapé da página, sendo que toda numeração deve ser feita em algarismo arábico (1, 2, 3...).

Se houver muitas referências à mesma obra, recorra à abreviação e se a referência for indireta, ou seja, se o trecho citado está na obra de determinado autor, mas não é de sua autoria, indique com uma dessas formas: “apud”, “em”, “citado por”, “referido por” etc.

Para mais informações sobre o assunto, acesse os cursos gratuitos:

Como fazer uma Monografia 1 - Preparação Inicial

Como fazer uma Monografia 2 - Redigindo o conteúdo

Como fazer uma Monografia 3 - Normas da ABNT




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados