Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Desenvolvimento Pessoal - Monografia
Como deve ser a linguagem na elaboração de uma "Monografia"?


Como deve ser a linguagem na elaboração de uma "Monografia"?

Com relação à linguagem de um texto científico como a monografia, ela deve ser própria, clara, precisa, imparcial, coerente, impessoal, objetiva e coesa. Portanto para se fazer compreender, procure utilizar palavras precisas e frases simples. Logo, submeta seu texto à análise do orientador para que ele marque tudo que estiver confuso ou mal explicado. O resultado será sempre o melhor.

As palavras usadas em sua monografia, devem ter o mesmo sentido quando encontradas no dicionário, assim você poderá transmitir dados em grande quantidade, de maneira organizada, sem deixar dúvidas.

Os verbos devem ser utilizados na terceira pessoa do singular, evitando-se usar na terceira pessoa do plural e nunca primeira pessoa do singular.

Os parágrafos devem-se relacionar uns aos outros. Para tanto, precisam se posicionar de maneira lógica e no final formar um todo coerente.

Para redação de uma boa monografia, existem certos “inimigos” que devemos evitar como frases repisadas, repetição de palavras, redundâncias, gírias, grifos excessivos, adjetivos e advérbios em excesso. E ainda períodos longos, com várias orações, correndo o risco de cometer erros de concordância, regência e de pontuação.

Para mais informações sobre o assunto, acesse os cursos gratuitos:

Como fazer uma Monografia 1 - Preparação Inicial

Como fazer uma Monografia 2 - Redigindo o conteúdo

Como fazer uma Monografia 3 - Normas da ABNT





Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados