Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Desenvolvimento Pessoal - Entrevista de seleção
Quais são os principais cuidados na hora da Entrevista de seleção?


Quais são os principais cuidados na hora da Entrevista de seleção?

Alguns cuidados são essenciais para não perder pontos na hora "H". Por nervosismo, ou mesmo despreparo, muitos candidatos acabam desperdiçando oportunidades à toa.

O primeiro é certificar-se de que você está de bom humor. Ninguém aprecia pessoas mal humoradas. Tente manter uma fisionomia alegre e não demonstre impaciência ao aguardar ser chamado. Tente manter-se agradável e esqueça as dificuldades pelas quais possa estar passando.

Ao iniciar uma entrevista, cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme e memorize seu nome.

Aguarde que ele indique o local onde você deve se sentar e ouça com atenção. Algumas pessoas perdem chances por não prestar atenção ao que está sendo pedido. Se tiver alguma dúvida, não tenha medo de perguntar.

Ao sentar-se, mantenha uma postura reta. Esparramar-se de qualquer jeito na cadeira pode deixar uma impressão de preguiça, o que não é desejável para um candidato.

Não coloque objetos pessoais sobre a mesa do entrevistador tais como bolsas, mochilas, pastas etc. A mesa é um território dele e não deve ser invadido. Mantenha seus pertences no colo.

Não se debruce sobre sua mesa, não mexa em suas coisas e nem tente ler papeis que estão à vista. Se o telefone tocar, não preste atenção à conversa. Entrevistadores não gostam de candidatos enxeridos.

Quando tiver a oportunidade de falar, lembre-se que o entrevistador quer ouvir o que você tem a dizer, e esta é sua chance de impressioná-lo.

Respostas monossilábicas como “sim”, “não” e “é” não vão ajudar a mostrar como você pode ser importante para a empresa.

Tente argumentar e interagir com o entrevistador. Mostre seu potencial e os diferenciais que você tem em relação aos concorrentes.

Converse olhando de frente e pense antes de falar, evitando responder precipitadamente.

Se você estiver muito tenso, pode falar como está se sentindo. Com isso, você quebrará o gelo e se sentirá mais calmo.

Ao falar sobre si mesmo não se supervalorize. Isso pode levar o examinador a tentar lhe provar que você não é tão bom assim, além de criar uma imagem que muitos consideram antipática. Entretanto, não se subestime nem seja negativo. É importante ser humilde, mas confiante.

Mantenha a calma mesmo em situações difíceis. Uma resposta ríspida ou grosseira pode eliminar suas chances de sucesso na entrevista.

Também é bom evitar dar opiniões sobre política e religião. Esses assuntos são muito polêmicos e nunca se sabe como a outra pessoa pensa.

Limite-se a responder o que está sendo perguntado, evitando prolongar o assunto contando casos pessoais.

A menos que seja necessário, evite usar um vocabulário muito técnico.

Um erro freqüente é tentar inventar respostas quando o entrevistador faz alguma pergunta sobre o assunto que você desconhece. Se você não souber, é melhor dizer “Eu não sei”. Ao dar uma resposta errada você perde sua credibilidade.

Ainda, evite falar mal do seu último emprego, do seu ex-chefe, ou comentar assuntos confidenciais da empresa anterior, pois isso pode levar à interpretação de que você está cuspindo no prato que comeu, o que não deixa uma boa impressão.

Para mais informações sobre o assunto, acesse o curso gratuito:

Como fazer uma Entrevista de Seleção





Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados